O Sleeping Giants Brasil, plataforma digital que cobra nas redes sociais marcas que anunciam em publicações e programas que disseminam discurso de ódio e fake news, informou nesta semana que pelo menos 34 empresas comprometeram-se a interromper anúncios em programas comandados por Sikêra Jr.
A campanha é uma resposta ao ataque feito em 25/6 pelo apresentador da RedeTV ao público LGBTQIA+. Na ocasião, ao comentar uma campanha com a temática da diversidade exibida pelo Burger King, Sikêra chamou o público LGBTQIA+ de “raça desgraçada”. Essa foi a segunda vez nos últimos meses que o apresentador usou esse termo para se referir a homossexuais e congêneres.
Ainda segundo o Sleeping Giants Brasil, outras 19 empresas ainda não responderam aos contatos da plataforma.
📅05/07/21
🎯5 Empresas conscientizadas
🥉Trends o dia todoHoje completamos uma semana de campanha e já conseguimos conscientizar incríveis 34 empresas! Mas contamos amanhã com vocês para continuarmos alertando as 19 empresas que ainda não responderam.✊🏽🏳️🌈 #DesmonetizaSikera pic.twitter.com/es3wRkGGZC
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) July 6, 2021
Na última semana, a RedeTV disse em nota repudiar a homofobia e o preconceito após o Ministério Público Federal (MPF) pedir a condenação da emissora e do apresentador Sikêra Jr. em R$ 10 milhões de indenização por danos morais coletivos, e de perder patrocinadores em decorrência do episódio: “O compromisso com a população LGBTQIA+ faz parte de seus valores editoriais e empresariais”, afirmou.