Vai até 1º de julho o prazo para concorrer ao Prêmio SIP de Excelência em Jornalismo 2023. A inciativa, promovida pela Associação Interamericana de Imprensa, destinada a reconhecer o trabalho da imprensa nas Américas e na Espanha, é uma das mais antigas em atividade no mundo, sendo realizada desde 1953.
A grande novidade neste ano está no período estendido das inscrições. Tradicionalmente, o prazo se encerrava no final de janeiro, mas com a nova data poderão concorrer reportagens publicadas entre 1º de julho de 2022 e 30 de junho de 2023.
“Nesta edição, ajustamos as datas para a apresentação das candidaturas, aproximando-as da cerimônia de entrega dos prêmios, em outubro”, explica Leonor Mulero, presidente do Comitê de Prêmios da SIP. “O concurso segue com seu objetivo central e permanente: destacar o melhor do jornalismo, para que possa servir de referência de qualidade”.
Os trabalhos inscritos poderão concorrer em 14 categorias:
- Caricatura
- Cobertura de Notícias na Internet
- Cobertura de Notícias
- Entrevista
- Relatório
- Direitos Humanos e Serviço Comunitário
- Fotografia
- Infografia
- Opinião
- Jornalismo de Dados
- Jornalismo de Profundidade
- Jornalismo Ambiental
- Jornalismo de Saúde
- Jornalismo Universitário
Além das categorias, a SIP entregará o Grande Prêmio para a Liberdade de Imprensa a um profissional ou organização com realizações significativas em prol desta causa.
O primeiro colocado de cada categoria receberá um prêmio de US$ 2 mil e a cerimônia de entrega será na Cidade do México, em outubro, durante a 79ª Assembleia Geral da SIP. Não é necessário ser membro da entidade para concorrer.
Confira o regulamento e a ficha de inscrição.