Marcel Gomes, secretário-executivo da Repórter Brasil, recebe nesta segunda-feira (29/4) o Prêmio Goldman de Meio Ambiente, um dos mais prestigiados prêmios de ambientalismo e defesa do Meio Ambiente do mundo. É a quinta vez que um brasileiro vence a premiação desde 1989.
Gomes receberá o prêmio por seu trabalho de jornalismo investigativo na defesa do Meio Ambiente. Em 2021, o jornalista coordenou uma cobertura sobre a relação entre redes de supermercados da Europa e dos Estados Unidos com frigoríficos brasileiros abastecidos por pecuaristas que foram autuados por desmatamento ilegal. Após a publicação da reportagem, seis grandes grupos varejistas de Bélgica, França, Holanda e Reino Unido chegaram a suspender a venda de produtos de companhias brasileiras de proteína animal, em dezembro de 2021.
“Este prêmio reconhece o impacto que o jornalismo pode ter para proteger o meio ambiente e, no fim, melhorar a vida das pessoas”, disse Marcel Gomes. “A Repórter Brasil foi capaz de fazer o rastreamento da cadeia da carne brasileira da fazenda até os supermercados no exterior, o que empresas diziam não ser possível fazer”.
O Prêmio Goldman de Meio Ambiente homenageia anualmente seis defensores ambientais de diferentes regiões do mundo. A cerimônia de premiação será na noite desta segunda-feira (29), em evento presencial em São Francisco, na Califórnia. No ano passado, a liderança indígena Alessandra Munduruku foi premiada por sua luta contra os impactos da mineração em territórios indígenas. E em 1996, a atual ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, recebeu o prêmio.
- Leia também: Maior parte de ataques online contra jornalistas mulheres mira credibilidade, inteligência e reputação