Divisão da redação em dois núcleos, nova empresa do Grupo e cortes na equipe marcam a mudança O Grupo Meio&Mensagem reestrutura sua área editorial para “se tornar mais competitivo”. A redação é agora dividida em dois grandes pilares: Conteúdo e Estratégias Digitais. Sob comando de Alexandre Zaghi Lemos e Jonas Furtado, Conteúdo concentra a produção editorial para todas as plataformas e produtos: edição semanal impressa, site, tablet e edições especiais e regionais. Felipe Turlão, Igor Ribeiro e Sergio Damasceno foram promovidos a repórteres especiais, com o objetivo de de imprimir ainda mais análise e profundidade no conteúdo editorial. A divisão de Estratégias Digitais será comandada pela ex-editora executiva Lena Castellón, agora responsável pelo desenvolvimento de canais de audiência, ferramentas e produtos digitais. Ela contará para isso com um suporte tanto da parte de analytics quanto de profissionais de tecnologia. Estratégias de branded content e criação de formatos de native advertising também estarão sob a supervisão de Lena. Como desafio primeiro, deverá liderar o projeto de relançamento do site de Meio&Mensagem, previsto para o primeiro semestre de 2015. Lena, Alexandre e Jonas respondem à diretora editorial Regina Augusto. “Esse é um modelo novo de redação, que aponta para um futuro em que cada vez mais a produção de conteúdo tem que estar completamente atrelada às possibilidades de entrega e de segmentação de audiência trazidas pelas plataformas digitais”, disse em nota Marcelo Salles Gomes, vice-presidente executivo do Grupo. “Passamos os últimos meses desenhando esse novo formato da área que é o coração da nossa empresa e estamos confiantes de que tais mudanças nos preparam de maneira mais orgânica para as mudanças que já estão em curso no mundo da mídia”. Outra alteração é que a ProXXIma deixa de ser uma unidade independente de negócios. A edição semanal da revista em tablet será extinta a partir de janeiro e a edição impressa trimestral deixa de ter periodicidade regular e passa a compor o calendário de Especiais do portfólio de M&M. O evento ProXXIma permanece e tem sua edição de 2015 marcada para o mês de maio. Pyr Marcondes, que até então respondia pela direção geral da plataforma ProXXIma, assume o comando da nova empresa do Grupo, a M&M Consulting. A operação chega ao mercado para oferecer a agências, anunciantes e grupos de mídia soluções e gestão de implantação de projetos de modelagem digital, tecnologia e inovação. Por conta dessa reestruturação, deixam a casa as editoras Eliane Pereira e Andrea Martins, respectivamente, responsáveis por projetos especiais e mercados regionais; o editor executivo de ProXXima José Saad; o editor de fotografia Eugênio Goulart; a repórter Nathalie Ursini; e o designer Leandro Figueiredo.