Belo Horizonte é uma cidade com diversos personagens interessantes e que são conhecidos por suas ações diferenciadas. O mineiro Ricardo Teixeira, 49 anos, que está sempre pelas ruas da capital informando sobre o trânsito, é uma dessas figuras. Conhecido como Mister Bus, ele anda e/ou corre pelas ruas com um ônibus de plástico na cabeça, dando informações sobre os itinerários dos 2.854 ônibus de BH, divididos em 310 linhas.
Teixeira começou a gostar de ônibus em criança, mas naquela época não tinha brinquedo. Então, ele fazia ônibus com caixas de fósforos, de caldos, de maços de cigarros. Com o tempo, apareceram as Kombis de brinquedo e ele as transformava em ônibus. De lá pra cá, começou sua coleção de miniaturas, folders, revistas, recortes jornais. O famoso ônibus que o torna o Mister Bus, usado na cabeça, surgiu em 1999, quando houve a 1ª Volta Internacional da Pampulha, prova de atletismo mais famosa de Minas Gerais, com 17.800 metros. O ônibus na cabeça de Ricardo é um brinquedo de plástico, comprado em lojas de brinquedo, e a arte é feita por computador.
Mister Bus conta um pouco mais sobre o seu trabalho de comunicação: “Além do trânsito, o forte das informações que passo, por meios de comunicação, é do transporte público, com dicas, comportamento, uso das tecnologias e plataforma digitais, auxílio de passageiros nos ônibus, nos pontos e nas estações a ficarem atentos às informações que mudam com frequência”. De fato, Mister Bus faz, sem sombra de dúvidas, o papel de ponte entre a informação e a população, tornando-se um personagem importante para o jornalismo do cotidiano, sendo até mesmo uma referência para os veículos de comunicação.
“Fico atento às informações sobre transporte e trânsito de BH e Região nas redes sociais, aplicativos de trânsito e na própria imprensa e passo para os demais, inclusive às rádios, que até me consultam se há acidentes, alterações no transporte público, pois, às vezes, fico sabendo primeiro”. Atualmente, o trabalho dele é reconhecido por diversos órgãos de transportes, como o SETRABH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de BH), pelos empresários de ônibus, população e imprensa.
Paralelamente ao trabalho dele como informante do trânsito na capital de Minas, Mister Bus tem um grande apreço pelo atletismo, pois já competiu e, agora, é seu principal hobby. Ricardo já participou de provas importantes, como a Maratona de BH, Maratona do Rio, Maratona de Blumenau, Meia Maratona do Rio, Volta da Pampulha e São Silvestre.
Questionado sobre seus sonhos, afirma que “são ser convidado para ir a diversas rádios e programas de TV para falar dos meus trabalhos sobre transporte e trânsito de BH e Região, Minas, Brasil e mundo, além de levar educação e segurança para todos que estão no trânsito com minhas dicas, com intuito de salvar vidas no trânsito, pois acidentes estão demais”.
E mais: