Monica Grayley (ONU News) lança o livro A Língua Portuguesa como ativo político: um mundo de oportunidades para os países lusófonos (Editora Lettera), no qual discute a importância e o legado da Língua Portuguesa. A obra visa apresentar ao leitor um histórico, desde as navegações portuguesas até os dias de hoje, analisando as relações políticas e de poder estabelecidas entre os países lusófonos, além do processo de internacionalização da Língua Portuguesa, tornando-se o primeiro idioma globalizado do mundo.
A obra baseia-se na pesquisa de doutorado de Monica, que ouviu dezenas de falantes, escritores e legisladores, além de chefes de Estado e Governo, que lidaram com o tema num contexto macropolítico.
“Observei e estudei casos de falantes nativos, pessoas que usam o português como língua de herança, como língua estrangeira, como língua segunda”, analisa Monica. “Analisei a situação do português nas diásporas e como alguns pais, no exterior, se esforçam para que os filhos falem e escrevam na norma culta. Conheci também casos de formadores que desistem do esforço por falta de apoio pedagógico onde vivem”.
O livro foi lançado nesta terça-feira (12/11), na Universidade de Colônia (Alemanha), e o será também na quinta (14/11) na Universidade Complutense de Madri (Espanha), durante o II Fórum Internacional da Língua Portuguesa.
Para entrevistas e mais informações:
Lettera Brasil Comunicação
21-2240-0200
Beatriz Cardoso ([email protected] / 21-996-172-360)
Adênio de Carvalho ([email protected] / 21-996-494-855)