Morreu nesta sexta-feira (8/10) o cartunista Ernani Diniz Lucas, o Nani, aos 70 anos, em Belo Horizonte, vítima da Covid-19. Criador da tira Vereda Tropical, ele deixa a mulher, Inez, dois filhos, Juliano e Danilo, uma neta, Manuela. Segundo o Bom Dia Brasil da Globo, Nani estava internado em Belo Horizonte desde a semana passada.
Natural de Esmeralda (MG), começou a carreira em Belo Horizonte, publicando charges. Colaborou com O Pasquim, O Globo, Jornal dos Sports, Última Hora e O Dia. Na década de 1980, criou a tira Vereda Tropical, publicada em diversos jornais do Brasil, que satirizava a situação política e social da época. Segundo o g1, era nos bares de Esmeralda que Nani se inspirava para os roteiros que escrevia, ao ouvir o que amigos diziam.
Na TV Globo, trabalhou por 20 anos com Chico Anysio. Foi roteirista de Chico Total e Escolinha do Professor Raimundo. Também escreveu textos para os programas Casseta & Planeta, Sai de Baixo e Zorra. É autor de diversos livros, como Batom na cueca, É grave, doutor?, Humor politicamente incorreto e Tem outra palavra na palavra.
Leia também:
- Caio Coppolla deixará a CNN Brasil no fim de outubro
- Por corte de gastos, Globo demite Alberto Gaspar e Ari Peixoto