Morreu nessa quinta-feira (12/9) o fotógrafo e jornalista Juan Esteves, aos 66 anos. Ele sofreu um infarto e foi internado, teve mais duas paradas cardíacas e não resistiu. Ficou conhecido por seus retratos de grandes nomes da história da arte brasileira e internacional.
Natural de Santos, Esteves começou a carreira como fotógrafo na agência Contato de Fotojornalis e no jornal A Tribuna. Em 1986, se mudou para São Paulo e iniciou sua trajetória na Folha de S.Paulo, onde trabalhou por oito anos, até 1994. No jornal, atuou como repórter fotográfico e posteriormente editor-assistente e editor-adjunto de fotografia. Trabalhou também em Veja, Carta Capital e na revista norte-americana Time.
O trabalho de Esteves foi exposto em cerca de 190 exposições, entre mostras coletivas e individuais, como no Museu de Arte de São Paulo (Masp), Museu de Arte Moderna (MAM) e Pinacoteca de São Paulo, e no exterior, como no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) e a Victoria Milo Gallery em Londres.
É autor de livros como o 55 Portraits, que reúne retratos de celebridades da música, do cinema e das artes plásticas em preto-e-branco; Presença, com fotos de 138 artistas plásticos brasileiros; e Mestres da Fotografia, que apresenta perfis de 20 grandes fotógrafos internacionais. Esteves trabalhou também como crítico de fotografia, atuando como colunista nas revistas Iris e Fotografe Melhor e no site Fotosite.
- Leia também: Morre Thais Belém, aos 28 anos, no Pará