Após mais de 20 anos atuando no Brasil, a Motorpress Brasil Editora, braço local do Grupo Motorpress Internacional, informou nessa terça-feira (7/3) o encerramento de suas atividades no Brasil. A medida, segundo o comunicado, visa a “minimizar o impacto da crise mundial para a empresa, que pretende reduzir a quantidade de países nos quais o grupo atua”.
Até o final de 2016 a editora era responsável pela publicação de quatro revistas impressas, além de seus respectivos sites e uma série de eventos relacionados a cada marca. Porém no começo de 2017, já como reflexo desse novo posicionamento, um de seus títulos, a Transporte Mundial, foi repassado para a Editora GG, que edita entre outros a revista O Carreteiro.
O mesmo molde agora será aplicado aos três títulos restantes. Com isso, a revista Carro, o site Carro Online, suas mídias sociais e outros produtos agregados, além da pesquisa Best Cars no Brasil, passam a ser controlados pela Infini Editora, que publica a revista O Mecânico, que circula há mais de 32 anos.
“A aquisição do título Carro fortalecerá ainda mais nosso posicionamento técnico em informações para o setor automotivo”, destaca o presidente da Infini Fábio Antunes de Figueiredo. “Agora, poderemos difundir também nosso trabalho para o consumidor final”.
Já as revistas Motociclismo e Racing, seus sites, mídias sociais, e eventos como Moto de Ouro e Capacete de Ouro, além dos catálogos dos salões, edições customizadas e outros especiais, seguem sob os cuidados de Isabel Reis, sócia-fundadora e vice-presidente da Motorpress Brasil. Para tocar a operação, ela se associou à Matel, de Eduardo Ribeiro (não confundir com o Eduardo Ribeiro deste Portal dos Jornalistas).
Com 45 anos no mercado de comunicação e eventos, a empresa é responsável pela organização de eventos automotivos como o Auto Show (para venda de automóveis usados) e Auto Show Collection (exposição de carros antigos). Dessa união, surgirá uma nova empresa, com soluções de conteúdo e de varejo voltadas para o consumidor, que será apresentada ao mercado em breve.
CEO das operações no Brasil e na Argentina, Adrian Lualdi seguirá tendo alguns compromissos com a Motorpress Brasil até o encerramento total da empresa, mas sua participação no país vizinho seguirá inalterada. Nos próximos dias deverão ser anunciados outros detalhes da operação, incluindo o destino dos profissionais de redação e a nova estrutura das revistas.