Um convite ao diálogo pela igualdade de gêneros chega às livrarias neste mês, sob o selo da Primavera Editorial, Mulheres modernas, dilemas modernos – E como os homens podem participar (de verdade). Escrita “a quatro mãos”, a obra traz um curioso e interessante debate entre Joyce Moysés, profissional que atuou por mais de 25 anos no segmento de revistas femininas, e Claudio Henrique dos Santos, ex-executivo de Comunicação da Renault, que deixou de lado a profissão para acompanhar sua esposa, após esta receber um importante convite para se transferir para fora do País. Apesar dos rumos diferentes na carreira de cada um, o tema do livro aproximou os dois profissionais nos últimos meses. Enquanto de um lado Joyce dava palestras sobre seu primeiro livro, Mulheres de sucesso querem poder… Amar, Cláudio retratava sua recente escolha de vida em Macho do Século XXI – O executivo que virou dona de casa. E acabou gostando (Claridade). O resultado desse encontro é apresentado em um livro onde a “Mulher de sucesso” e o “Macho do século XXI” discutem os novos dilemas das profissionais que trabalham e não encontram mais tempo para filhos e relacionamentos, e qual o papel dos homens nesse cenário. “Os avanços profissionais são inegáveis num mercado que precisa dos talentos femininos para inovar e lucrar”, destaca Joyce. “Não devemos recuar, mas também queremos ter mais momentos felizes na vida pessoal. Por isso, precisamos conversar”. “A abordagem dos impactos do trabalho no cotidiano feminino normalmente é feita por mulheres para as mulheres”, lembra Claudio. “Está na hora de incluir os homens nessa conversa, pois eles são parte da solução dos dilemas femininos”. O resultado desse trabalho é um diálogo maduro, aberto e emocionante, que lança um olhar contemporâneo sobre a questão da igualdade de gêneros por meio de 16 dilemas, entre eles o de mulheres com mais sucesso profissional do que seus maridos, a escolha do momento certo para a maternidade e a dificuldade de atingir a felicidade pessoal. Em entrevista ao Portal dos Jornalistas, Joyce e Cláudio falaram sobre o livro, que chega com a promessa de ajudar homens e mulheres em uma nova realidade exigida pelo mercado. Portal dos Jornalistas – Como foi o processo de concepção e criação desse livro? Cláudio Henrique dos Santos – Curiosamente, eu e a Joyce não nos conhecíamos. Em uma coletiva de imprensa fui apresentado ao marido dela, que também é jornalista. Quando ele soube do meu trabalho, sugeriu que eu conversasse com ela, devido à semelhança dos assuntos que discutíamos. Em uma visita ao Brasil assisti a uma palestra da Joyce e ela, a uma das minhas. Percebemos que nossos discursos eram complementares. Foi quando cada um leu o livro do outro e surgiu a ideia de ampliarmos esse debate. Joyce Moyses – Foi bastante interessante porque muitos aspectos e características que meu primeiro livro buscava em um parceiro, o livro e os relatos do Cláudio mostravam que, à sua maneira, existia. Foi importante perceber e descobrir histórias em que mulheres eram capazes de desenvolver uma carreira sem abrir mão de ter uma família. Portal dos Jornalistas – Nessa separação do livro em temas, como foi feita a produção do material? Está clara para o leitor a opinião de cada um de vocês? Joyce – Sim, o livro separa bem a ideia de cada um. É um diferencial interessante, justamente porque é possível ver a visão masculina e a feminina de cada assunto. Ninguém é obrigado a concordar ou discordar, até mesmo porque a realidade de cada um é única e uma resposta que às vezes serve para um pode não servir para outro. Portal dos Jornalistas – Qual a diferença desse livro para obras anteriores de vocês? Cláudio – Esse livro não tem nada a ver com os nossos de estreia. O que a gente até faz é utilizar vez ou outra alguma experiência pessoal, mas como desde os lançamentos fizemos muitas palestras e conhecemos diversos outros cases e trocas de experiências, nosso leque de histórias cresceu muito desde então. Joyce – No meu caso, tenho um bem muito valioso que é um histórico da evolução que as mulheres tiveram ao longo dos últimos 25 anos, e seu impacto na sociedade. Comecei nesse setor abrindo cartas de seis mil mulheres que chegavam à redação em que trabalhava. Os dilemas que elas tinham naquelas cartas eu acompanhei de perto e pude ainda ver o que melhorou ou não nesse período. Portal dos Jornalistas – Nessa busca pela igualdade de gêneros, como vocês enxergam o papel que a imprensa vem exercendo? Joyce – Infelizmente ainda está longe do aceitável. Fico triste quando vejo capas de revistas que trazem apenas líderes e empreendedores do sexo masculino. Eu acho que as redações precisam observar melhor isso, porque cabe também a elas diminuir essa discrepância de oportunidades. Quando abrimos espaços também para mulheres de sucesso, além de reconhecer o bom trabalho e a capacidade dessas profissionais damos exemplos para que outras mulheres acreditem que é possível chegar onde até alguns anos atrás era inimaginável. Portal dos Jornalistas – Agora vocês pretendem palestrar em conjunto? Cláudio – Com certeza. Já temos inclusive uma palestra agendada para março, onde faremos o lançamento do livro dentro de uma empresa. O lançamento oficial de Mulheres modernas, dilemas modernos – E como os homens podem participar (de verdade) está confirmado para São Paulo, em 14/3, a partir das 19h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi (av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232).