Futuro da Saúde abordará a temática a partir de três plataformas: site com notícias e análises, podcast e Instagram
Estreou nesta segunda-feira (20/7) o Futuro da Saúde, hub de conteúdo digital criado pela jornalista especializada Natalia Cuminale. A plataforma tem como objetivo transformar a relação das pessoas com a informação e a educação em saúde, e nasce em um momento de extrema relevância do tema no âmbito global, em decorrência da pandemia da Covid-19.
O projeto vinha sendo desenvolvido desde setembro do ano passado, quando Natália anunciou sua saída Veja, onde era repórter de Saúde, e contará com informações, análises de notícias e reflexões sobre o universo da saúde em diferentes formatos e linguagem moderna e didática.
Inicialmente, o Futuro da Saúde oferecerá conteúdo em três pilares: um site (www.futurodasaude.com.br) com notas, colunas e análises, divididas nas editorias de Inovação, Saúde Mental e Sua Saúde; uma série quinzenal de podcasts com dez episódios; e um perfil no Instagram (@natcuminale), que já oferece conteúdo de fácil compreensão para o público.
“A pandemia de coronavírus escancarou uma situação que se arrastava na cobertura jornalística: a importância do contexto”, destaca ela. “Nunca foi tão essencial traduzir e tornar acessíveis informações para a sociedade e ainda temos um espaço enorme para conectar a sociedade ao tema, do público geral aos profissionais que lidam diretamente com a saúde. O uso de plataformas sociais para se comunicar com o público faz parte da essência do projeto, uma vez que é justamente nas redes que as pessoas passam a maior parte do tempo e é lá também que consomem conteúdo de qualidade duvidosa”.
Com mais de uma década de atuação na área, Natália foi repórter de saúde da Veja e âncora do programa em vídeo Veja Saúde. Ganhou diversos prêmios ao longo da carreira, entre eles o Prêmio Abril de Jornalismo, o Prêmio de Jornalismo da Associação Brasileira de Psiquiatria, o Prêmio de Jornalismo da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e o Prêmio Especialistas, na categoria Saúde, da revista Negócios da Comunicação. Conta ainda em seu currículo com especializações na Universidade de Harvard (Boston), Mayo Clinic (Jacksonville) e Warwick Business School (Londres).
Site
Contará uma mistura de notícias enxutas e diretas com análises profundas sobre inovações e tendências na área da saúde, reflexões sobre estudos científicos, informações que impactam o dia a dia das pessoas, além de novidades de diversos elos do setor – indústria farmacêutica, hospitais, empresas de diagnóstico, startups, ONGs e institutos etc. O portal trará também colunas mensais de especialistas como o oncologista Fernando Maluf, o psiquiatra Guilherme Polanczyk, a intensivista Mariana Perroni, a empreendedora social Marlene Oliveira, o neurologista Renato Anghinah, a infectologista Rosana Richtmann e o dermatologista Sergio Palma.
Podcasts
O canal trará convidados para debater temas diversos que envolvem a área da saúde. A primeira temporada terá dez episódios de aproximadamente 30 minutos, que serão lançados a cada 15 dias.
Os três primeiros episódios, já disponíveis nas principais plataformas da mídia, como Spotify, Deezer e Apple Music, contam com as participações de Nelson Teich, ex-ministro da Saúde, Sidney Klajner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, e o psiquiatra Guilherme Polanczyk.
A partir de sua conta (@natcuminale), que se tornou fonte diária de informação confiável durante a pandemia de Covid-19, Natália estreitará o contato com o público com abordagens essenciais para a criação de um conteúdo pensado especificamente para atender a audiência. Os temas são apresentados de forma dinâmica e linguagem moderna, em postagens, lives com personalidades e especialistas, stories e análises mais amplas no IGTV.