Natalia Viana, uma das diretoras e fundadora da Agência Pública, foi escolhida para integrar o Conselho Reitor da Fundação Gabriel García Marquez. O grupo assessora e acompanha o Festival e o Prêmio Gabriel García Márquez, dos mais importantes da América Latina. A fundação que organiza anualmente os eventos sobre o Novo Jornalismo Ibero-Americano (FNPI) tem a missão de formar e inspirar jornalistas.
O Conselho da FNPI tem a função de auxiliar e acompanhar a instituição em diferentes iniciativas, além de ser a instancia máxima de decisão sobre o Prêmio. Natalia comemora: “É uma honra sem tamanho passar a integrar esse time de grandes jornalistas latino-americanos preocupados com a excelência jornalística e com o futuro do nosso continente. Junto com Rosental Calmon Alves, sou a segunda brasileira do Conselho. Sinal de que nosso jornalismo está crescendo, se reinventando, e ganhando ainda mais reputação na região”.
Em 2016, Natalia ganhou esse prêmio na categoria Texto, com reportagem sobre uma população indígena no Amazonas. Antes, foi finalista com matéria investigativa sobre a política do Paraguai. Teve ainda dois outros trabalhos indicados para o prêmio.