Nelson Silveira anunciou em 30/6 sua saída da General Motors, após 22 anos de casa. Ele, que iniciou sua carreira na GM em março de 2001 como gerente de Comunicação, assumindo a direção da área em 2015, inicialmente para o Brasil e, desde 2017, também para a América do Sul, decidiu aderir ao programa de desligamento voluntário oferecido pela direção global a executivos em cargos de liderança.
“Há algum tempo eu estava com vontade de explorar outros universos e oportunidades profissionais”, explica o executivo. “Minha ideia inicial era que essa transição ocorresse um pouco mais para a frente, talvez daqui uns dois anos. Mas como a companhia ofereceu esse pacote para executivos globais, e a oferta foi muito generosa, enxerguei ali uma oportunidade de adiantar esse processo e planejar os próximos passos da minha carreira com mais tranquilidade”.
A GM ainda não anunciou o substituto para a vaga, mas por se tratar de um movimento global, que envolve enxugamento no quadro de funcionários, a expectativa é de que a solução adotada seja interna.
Atualmente, integram o time de Comunicação Corporativa no Brasil os gerentes Beatriz Matarazzo (Comunicação Corporativa e Estratégia Digital) e Felipe Nóbrega (Comunicação para Produto), a coordenadora de frota Fabiana Paladino, e o assessor de imprensa no Rio de Janeiro Ivan de Oliveira. Já na operação da América do Sul, a principal executiva do grupo é a argentina Selva Carbajal, gerente de Comunicação Interna.
“É uma equipe que, apesar de enxuta, tem enorme talento e trabalha junta há bastante tempo, de maneira muito colaborativa e eficaz, com plenas condições de desenvolver o trabalho daqui para a frente”, destaca Nelson.
Em nota, a fabricante informou que Beatriz e Felipe “passam a reportar diretamente a Fabio Rua, vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e ESG, até o anúncio oportuno do substituto”.
Trajetória
Formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, Nelson começou a carreira no jornalismo em 1990, como repórter da Folha de S.Paulo. Entre 1998 e 2001, período de grande efervescência na indústria automotiva brasileira com o novo regime em vigor, atuou diretamente na cobertura do setor pelo Jornal do Brasil.
Seu trabalho chamou a atenção na época do então presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), e executivo de carreira da General Motors, José Carlos Pinheiro Neto. Veio o convite e ele passou a integrar a Comunicação da marca.
Desde então, acumulou diversas experiências em cargos de liderança, começando como gerente de Relacionamento com a Mídia no Brasil. Transferido para a Europa, foi diretor de Comunicação e Relações Públicas em Portugal e, depois, liderou a Comunicação Corporativa da GM Europa, baseado na Suíça. De volta ao Brasil, ocupou de 2009 a 2015 o cargo de gerente de Comunicação Corporativa e de Produto, e com a aposentadoria de Pedro Luiz Dias, em junho de 2015, assumiu a direção da área.
“Tenho orgulho de minha trajetória na indústria automotiva, que passa por uma das maiores transformações da história”, acrescenta Silveira. “Tenho sido protagonista na comunicação dessas mudanças na jornada rumo a um futuro elétrico, zero emissão. Liderei um time campeão, enfrentando o desafio de construir narrativas memoráveis para conectar e engajar os diversos stakeholders do negócio em uma abordagem multicanal. Criamos tendências no mercado com uma comunicação inovadora, baseada na transparência, na criatividade e na autenticidade do storytelling, explorando novos formatos e desenvolvendo experiências únicas para as diversas mídias, que permitiram alavancar a audiência e a reputação da marca, contribuindo para o crescimento do negócio”.
Comunicação com o mercado
Além do trabalho à frente da Comunicação da GM, Nelson teve atuação destacada nos últimos anos por promover diversas ações em conjunto com a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), como o Lab de Comunicação para Mobilidade, criado para ampliar a discussão sobre o tema. Por seu trabalho, em dezembro do ano passado foi eleito presidente do Conselho da entidade, do qual já era membro desde 2015.
“Nosso objetivo sempre foi contribuir para elevar a comunicação brasileira a um outro patamar, alinhado às tendências globais”, explica o executivo. “Precisamos seguir trabalhando para elevar a barra da comunicação corporativa no Brasil. Este era um movimento que já vinha ganhando relevância e se acelerou durante a pandemia. É fundamental que as empresas entendam que comunicadores precisam fazer parte do core do negócio, participando da definição das estratégias e, assim, contribuindo de forma mais efetiva para a reputação das empresas e marcas. Felizmente, hoje a maioria das empresas já entende que a comunicação não é suporte, mas sim uma área que participa ativamente da elaboração da estratégia dos negócios”.
Com sua saída da GM, ele precisará desligar-se também do posto na Aberje, uma vez que, por estatuto, este deve ser preenchido por um executivo ligado às associadas, mas seguirá como membro do Conselho Consultivo da entidade.
Futuro
Sobre seus novos rumos profissionais, Nelson explica que está em busca de oportunidades em áreas que, assim como a automotiva, estejam passando por grandes transformações em seu modelo de negócio: “Me atrai o desafio de atuar em empresas que demandem comunicadores que tenham experiência na gestão de reputação, em transformação digital e ESG, e que possam atuar como parceiros do comitê executivo e das lideranças das companhias. Estou aberto para todas as possibilidades, obviamente não descarto nada, inclusive seguir na área automotiva, mas gostaria muito de explorar outros mercados”.