Depois de dois turnos concorridíssimos e de intensa participação de jornalistas e profissionais de Comunicação de todo o Brasil, chegou a hora de homenagear os +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, em noite para lá de especial, que receberá, no Itaú Cultural, os eleitos TOP 50 do Brasil e os TOP 5 das categorias Imagem/Vídeo, Veículos Liderados por Jornalistas Negros e Veículos Gerais. Todos receberão os certificados alusivos ao prêmio conquistado.
Durante a cerimônia, que terá início às 18h30 de 11/11, serão revelados os TOP 10 mais votados (os +admirados entre os +admirados) e os mais votados nas outras três categorias.
Também farão parte da solenidade as homenagens especiais aos Decanos do Jornalismo, Valdice Gomes e Dennis de Oliveira, que receberão o Troféu Luiz Gama; à Personalidade do Ano, o jogador de futebol Vini Jr., da Seleção Brasileira e do Real Madrid, com o Troféu Gloria Maria; e à Revelação do Ano, Hellen Lirtêz, da Amazônia Real, que receberá o Troféu Tim Lopes.
Iniciativa conjunta deste J&Cia, dos sites 1 Papo Reto e Neo Mondo e da Rede Jornalistas Pretos – Jornalistas pela Diversidade na Comunicação, o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira conta com Patrocínio Ouro da Unilever, Patrocínio Bronze de DOW, LATAM e Uber, apoio institucional de GSS e apoio do Itaú Cultural.
Os admirados apresentadores da cerimônia
Dois dos mais prestigiados profissionais da imprensa brasileira aceitaram novamente o convite dos organizadores para abrilhantar ainda mais o evento de premiação: Eliane de Souza Almeida e Luiz Claudio Alves, colegas com uma respeitável trajetória.
Eliane de Souza Almeida é jornalista, mestre em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo e doutoranda em Mudança Social e Participação Política pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, além de ativista antirracista independente e membro da Rede Jornalistas Pretos – Jornalistas pela Diversidade na Comunicação.
Luiz Claudio Alves, natural de Brasília, começou no rádio em 1989 e profissionalizou-se como locutor e operador pela Rádio Oficina, no bairro do Cambuci, em São Paulo, e pelo Senac. Em 2010, foi para a Rádio Cultura de Campinas, atual CBN, em que atuou como editor e produtor de áudio jornalístico até 2021. Em 2017, deu início ao projeto de comunicação voltado à comunidade negra que em 2018 se tornaria o site Imprensa Preta − Comunicação e Diversidade, na Região Metropolitana de Campinas. No mesmo ano participou da fundação da ONG Rede JP. Em 2021, participou do Caucus of Journalists pelo Estado da Diáspora. Atualmente é consultor especial da Presidência para a Bancada Pan-Africana de Jornalistas da SOAD − State of African Diaspora.
E não vai faltar emoção, nem música
Em paralelo à emoção das homenagens para celebrar tanto o jornalismo quanto a presença dos negros nas redações brasileiras, o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira terá um outro convidado especial, o trompetista Lucas Gomes.
Sobre ele, diz Rosenildo Ferreira, de 1 Papo Reto: “Aficionado por Chet Baker, Miles Davis, Kenny G e outros mestres do sopro, o trompetista Lucas Gomes é um dos jovens talentos da cena jazzística de São Paulo. Seu trabalho mistura influências do jazz tradicional com sons na levada do blues e do funk”.
Outras informações com Vinícius Ribeiro ([email protected]).