A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) anunciou que o 19º Congresso de Jornalismo Investigativo oferecerá uma trilha temática sobre cobertura eleitoral. Este ano, os participantes podem escolher uma trilha específica, organizando suas atividades de acordo com o tema escolhido. O evento será de 11 a 14 de julho na ESPM-SP, e as inscrições já estão abertas.
As atividades focadas na cobertura eleitoral reunirão jornalistas, especialistas e pesquisadores. Os convidados debaterão os desafios da cobertura eleitoral, compartilharão bastidores de investigações jornalísticas e apresentarão ferramentas para checagem de dados e estratégias de reportagem. Os interessados em selecionar um tema específico podem fazê-lo no menu Todas as trilhas, disponível na programação do congresso.
Outra novidade é a ampliação dos recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência (PCDs), tanto no ambiente digital quanto no presencial. Além de intérpretes para tradução simultânea das palestras em Libras, palestrantes e moderadores adotarão uma linguagem mais inclusiva em seus materiais de apresentação, audiodescrição e comunicação durante as mesas.
O espaço físico oferecerá rampas, elevadores e áreas para usuários de cadeiras de rodas em todas as salas e auditórios. Monitores voluntários também estarão disponíveis para auxiliar o público PCD no credenciamento e na localização.
No ambiente online, o site do congresso possibilitou o aumento de fontes e descrições dos elementos nas páginas, além de incluir o VLibras, um conjunto de ferramentas que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) do Português para Libras.
Mais informações aqui.
Leia também: Categoria Imprensa de Prêmio ANAMATRA de Direitos Humanos 2024 recebe inscrições até 22/7