Morreu em Brasília, aos 84 anos, João Marques, um dos locutores mais conhecidos de A Voz do Brasil, programa que começou a apresentar em 1974. Ele estava internado para cuidar de uma pneumonia e teve um infarto em 25 de agosto.
Marques mudou-se do Rio de Janeiro para a Capital Federal em 1961 e passou por diversas emissoras, como Nacional, Educadora, Alvorada e Rádio Senado, onde ficou como titular e apresentador do programa por 35 anos. O primeiro diretor da Rádio, Silvio Hauagen, lembra que ele foi o responsável pela primeira transmissão da emissora, em janeiro de 1997.
João Marques se aposentou em 2003, mas voltou ao cargo como servidor terceirizado; o afastamento definitivo só veio em 2009, com a realização de concurso público na área de locução para a Rádio. Sobre ele, disse a diretora da Secom do Senado, Angela Brandão: “Mesmo aposentado (…), João Marques continuou exercendo sempre com brilhantismo e competência a apresentação de programas jornalísticos e culturais. Uma personalidade inteligente, afável e gentil, Joãozinho, como era carinhosamente chamado pelos colegas, vai deixar uma saudade enorme em todos aqueles que tivemos a oportunidade de com ele conviver. É uma perda irreparável para o rádio no Brasil”.