3.1 C
Nova Iorque
sexta-feira, novembro 22, 2024

Buy now

O coronavírus e os veículos de comunicação – XVII

Pública lança projeto colaborativo para investigar mortes por Covid-19

Crédito: Bruno Fonseca e Larissa Fernandes / Agência Pública

A Agência Pública lançou o projeto Histórias que Contam, investigação participativa que convida os leitores a contarem histórias de familiares e conhecidos que morreram em decorrência do coronavírus. O objetivo é produzir reportagens especiais baseadas nestas informações, para investigar as circunstâncias em que estas mortes ocorreram e contar a história das vítimas.

Para participar, é preciso responder o questionário no site da Pública. As respostas ajudarão a verificar determinadas tendências em relação à subnotificação de mortes por Covid-19. As histórias das vítimas serão guardadas.

O projeto é coordenado pela repórter Anna Beatriz Anjos e pela editora de audiências da Agência Pública Giulia Afiune, que tiveram experiência com outros projetos de investigação participativa nos Estados Unidos. A ideia é trazer para o Brasil esse tipo de conteúdo, feito com a ajuda dos leitores, servindo como nova ferramenta para a elaboração de reportagens.

O jornalismo na pandemia

Jornalismo, uma vacina contra as fake news é o título do episódio VII da série documental A tirania da minúscula coroa: Covid-19, dirigida por Gustavo Girotto. O episódio conta com 21 depoimentos e tem pouco mais de uma hora e meia de duração. O novo capítulo teve como orientador Ricardo Lessa, ex-âncora do Roda Viva, da TV Cultura, e, como debatedores, entre outros, Glenn Greenwald (The Intercept Brasil), Milton Jung (CBN), Fábio PannunzioDaniel Evangelista (GloboNews), Alberto Bombig (Estadão), José Paulo Kupfer (UOL e Poder360), Luís Nassif (Jornal GGN), Vicente Nunes (Correio Braziliense), Marcílio de Moraes (Estado de Minas) e Eduardo Ribeiro (Jornalistas&Cia). A íntegra do episódio pode ser conferida aqui.

Na comunicação corporativa

A Ketchum desenvolveu o Ketchum Express, boletim semanal para conectar os clientes aos movimentos, transformações e tendências desse período em que toda a dinâmica do mercado está mudando continuamente. São entrevistas com profissionais de marketing, comunicação, gestão de pessoas e responsabilidade social, tanto do mercado quanto que pertencem às empresas que hoje compõem o portfólio da agência. Além de fazer a curadoria desse conteúdo, a Ketchum faz no boletim um trabalho de inteligência de comunicação digital, conduzido pelo time de Analytics – o Ketchum Linkedin Insigths −, que aborda especificamente tendências sobre a ferramenta. Interessados podem pedir as edições pelo [email protected] ou [email protected]

A Oboé Comunicação Corporativa, em parceria com a Mirabilis, vem produzindo para o Grupo Leforte podcasts sobre os cuidados com a saúde em tempos de coronavírus, a partir de entrevistas com médicos da instituição. Os quatro primeiros episódios alertam sobre os cuidados com a saúde que portadores de doenças crônicas (diabetes, câncer e cardiopatias) devem ter durante a pandemia, além dos tratamentos que precisam ser mantidos mesmo em época de isolamento, entre eles o da dor crônica. Os programas, em torno de 30 minutos, são coordenados pela área de Marketing do Leforte e podem ser conferidos no site da instituição.

Internacionais

Facebook anuncia projetos que receberão apoio financeiro para cobrir a pandemia na América Latina

O Facebook e o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, em inglês) anunciaram os veículos selecionados para o Programa de Apoio Covid-19 a Veículos de Notícias na América Latina. Cerca de US$ 2 milhões serão destinados a 44 projetos de veículos de 12 países da região, para ajudar e fortalecer a cobertura da pandemia, combater a desinformação e investir em tecnologias úteis.

Os fundos variam entre US$ 10 mil e US$ 40 mil. Além disso, 18 dos veículos selecionados participarão do Acelerador de Receitas de Leitores, um treinamento de dez semanas, liderado por Tim Griggs, ex-executivo do The New York Times, que os ajudará a explorar novos modelos de negócios e aumentar as receitas vindas diretamente de seus leitores.

Os veículos brasileiros selecionados foram Agência Pública, Alma Preta, O Povo, Folha de S.Paulo, Gazeta do Povo, Metro Jornal, NSC Total, Nexo Jornal, Nós, mulheres da periferia, Rede Gazeta, O Estado de S. Paulo, Estado de Minas, Jornal do Commercio e UOL.

Confira a lista completa dos 44 projetos.

E mais…

Um levantamento da OnG Repórteres sem Fronteiras apontou que 90 dos 193 estados-membros das Nações Unidas, usaram a pandemia da Covid-19 como pretexto para atacar a imprensa ou violar o direito à informação. Entre os países citados pelo relatório estão Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos, Índia, Itália, Reino Unido e Rússia. As violações estão documentadas e disponíveis para consulta no site da RSF e no mapa do Observatório 19.

Outras iniciativas

A expressão “novo normal” está inserida de forma constante na cobertura da Covid-19, mas não fica em destaque ao ser comparada com outras mais comuns no vocabulário da pandemia. É o que mostra estudo comparativo realizado pela Cortex, plataforma de inteligência de análises sobre mercados e governos, considerando o período de fevereiro a junho deste ano. Seu uso vem diminuindo no decorrer da cobertura: hoje aparece 8% na média mensal, contra 14% fevereiro. Observa-se também que a imprensa iniciou a cobertura utilizando de forma mais frequente a expressão “quarentena”, mas mudou para “isolamento social” − que é a utilizada pelos especialistas.

O vírus versus nós

Crédito: Alireza Pakdel

Estamos reproduzindo charges sobre a Covid-19 publicadas na exposição O vírus versus nós, em cartaz no site da Associação dos Cartunistas do Brasil. A desta semana é do iraniano Alireza Pakdel. Seu trabalho, difundido em jornais e publicações importantes no Irã, ganhou muitos prêmios nacionais e internacionais, inclusive dois no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, no Brasil, em 2016, em que conquistou o Grande Prêmio e o de Melhor Charge,

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
22,100InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese