José Hamilton Ribeiro está de volta a São Paulo por alguns dias, para participar do lançamento da versão revisada e ampliada de O gosto da Guerra (Companhia das Letras), livro publicado originalmente em 2005 com reportagens e relatos pessoais sobre sua experiência durante a cobertura da Guerra do Vietnã. Um dos poucos jornalistas brasileiros a visitar o país do sudeste asiático durante o conflito, Zé Hamilton acabou se tornando uma das vítimas da guerra após pisar em uma mina, que resultou na perda de parte de uma das pernas. Desde a pandemia, ele vive em seu refúgio rural, em Uberlândia, de onde quase não sai. Sua estada em São Paulo estende-se até 14 de julho.

Nesta edição, que ganhou um posfácio assinado por Patrícia Campos Mello, o texto original vem acompanhado por outra reportagem, também escrita em 1968, em que narra seus primeiros dias no Vietnã, além de colaborações do autor para a revista Realidade.

Já disponível em versão digital, o livro também contará com um evento de lançamento em 6/7, às 16h, no estande da Companhia das Letras na Feira do Livro do Pacaembu, em São Paulo. Em 10/7, às 19h, será a vez de ele participar de um debate durante a abertura de uma exposição de fotos sobre cobertura de guerras do século 20. A mostra, organizada por sua filha Teté Ribeiro, estará instalada no Museu da Imagem e do Som de São Paulo e além de imagens da Guerra do Vietnã, feitas por Zé Hamilton e pelo fotógrafo que o acompanhou na cobertura, o japonês Keisaburo Shimamoto, reunirá imagens de profissionais como André Liohn, Hélio Campos Mello, Yan Boechat, Juca Martins e Leão Serva.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments