Além de prestarem solidariedade à população do Rio Grande do Sul, abrindo canais para doações, diversos veículos jornalísticos mobilizaram-se para ampliar a cobertura das inundações no Estado. Apresentadores e repórteres deslocaram-se para o RS para cobrir in loco o estrago das chuvas na região, mostrando de perto a catástrofe e o que está sendo feito para combater a crise. Globo, Record, Band e SBT foram alguns dos veículos que enviaram os apresentadores de alguns de seus principais telejornais para ancorar seus programas diretamente do RS.
Na Globo, a âncora Ana Paula Araújo, do Bom Dia Brasil, apresentou o telejornal diretamente de Porto Alegre, perto do Rio Guaíba, mostrando o trabalho de uma força-tarefa para resgatar a população local. Ela também mostrou a escassez de recursos e suprimentos para as pessoas afetadas pela tragédia.
O programa Encontro também foi apresentado do Rio Grande do Sul. A apresentadora Patrícia Poeta, que nasceu no RS, comandou o programa ao vivo de Porto Alegre, no bairro São João, na zona norte da cidade. Ela contou que a viagem até lá foi difícil, com aeroporto e rodoviária fechados e ruas completamente alagadas. Patrícia e sua equipe desembarcaram no aeroporto de Florianópolis, em Santa Catarina, e viajaram cerca de sete horas de carro até chegarem a Porto Alegre. A apresentadora declarou que “voltar para a terra natal, com um cenário desolador como esse, é muito difícil, mas vamos focar, vamos tentar fazer nosso trabalho da melhor forma possível para ajudar meus conterrâneos”.
Willian Bonner apresentou o Jornal Nacional ao vivo de Porto Alegre. O âncora trocou o tradicional terno e gravata por uma camiseta preta na apresentação do telejornal. Bonner chegou até a capital do Rio Grande do Sul em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Ele comentou sobre a tragédia: “Neste momento, o drama que o povo está enfrentando é de gravidade incomparável, até porque a previsão da meteorologia é de mais chuva. Não vim sozinho, mas com vários profissionais para nos solidarizar com os gaúchos e também ajudar os colegas da RBS (afiliada da Globo no RS)”. Bonner informou que a Globo doará uma quantia equivalente à viagem ao Rio Grande do Sul para uma instituição que ajuda vítimas das enchentes.
Na Record, o âncora Roberto Cabrini apresentou o Jornal da Record de Porto Alegre. O apresentador mostrou um local que está recebendo animais resgatados das inundações. O trabalho de voluntários está sendo feito com base em doações, mas as condições são precárias, com escassez de recursos, incluindo água e ração. A Record também fará uma doação equivalente à viagem até Porto Alegre para alguma instituição que está ajudando na crise.
Na Band, Adriana Araújo também foi deslocada para cobrir o desastre ambiental in loco. E no SBT, a âncora Márcia Dantas, do Tá na Hora, foi até o Rio Grande do Sul. Ela precisou desembarcar em Florianópolis e concluir o trajeto de carro.
Gaúcha de Santa Maria, Iara Lemos, diretora da Free Minds, em Brasília, está desde a semana passada arrecadando fundos para ajudar a população do RS nesses dias de tragédia climática.
Ela deixa o número do PIX (61-98255-1860) para doações de qualquer valor, e quase que diariamente presta contas do valor arrecadado bem como do que foi distribuído para a população. “Desde quinta-feira, já atendemos a mais de 1,5 mil pessoas vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, em Santa Maria e em Bento Gonçalves. Vamos juntos levar nossas doações até Porto Alegre! A situação é desesperadora”, disse.
- Leia também: Sites de notícias receberam 77 bilhões de visitas no primeiro trimestre de 2024, diz estudo