Daniela Arbex lança, pela Intrínseca, Arrastados: os bastidores do rompimento da barragem de Brumadinho. A escrita precisa da autora coloca o leitor dentro do cenário no instante do colapso da barragem. Dessa forma, ela procura impedir que mais uma tragédia brasileira se perca em meio à banalidade do noticiário cotidiano.
A tragédia de 25 de janeiro de 2019 deixou marcas profundas no Brasil. Daniela viajou mais de dez vezes até a cidade e entrevistou mais de 200 pessoas para reconstituir em detalhes as primeiras horas da catástrofe. Também acompanhou o desenrolar das indenizações e das contrapartidas institucionais para reparação dos danos materiais. O livro conta ainda com fotografias que ajudam a dimensionar e humanizar a catástrofe.
Daniela tem mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, entre eles três Esso e o americano Knight International Journalism Award. Foi repórter especial do jornal Tribuna de Minas por 23 anos e dedicou-se depois à literatura, com livros-reportagens. Seu título Holocausto brasileiro gerou documentário pela HBO e série de ficção na Globoplay. Seu livro sobre a boate Kiss terá adaptação pela Netflix. Outros livros mereceram o Jabuti e ela própria, o Troféu Mulher Imprensa.
Leia também:
- Inscrições para treinamento de profissionais negros da Folha vão até 18/3
- Agressões contra a imprensa bateram recorde em 2021, diz relatório da Fenaj