Por Ciro Dias Reis (*)

Em outubro de 2014 a Forbes citava o estudo Chief Sustainability Officers: Who Are They and What Do They Do? em artigo dedicado a uma tendência daquele momento no ambiente corporativo: o surgimento de posições destinadas a profissionais focados em sustentabilidade no topo das grandes empresas, os CSOs.

O índice Fortune 500 da mesma publicação apontava que no ano passado 95 das empresas da lista já tinham CSOs, sendo que 31 daquelas posições tinham sido recém-criadas. Hoje a sustentabilidade é um universo que vai muito além da problemática ambiental. Investidores, colaboradores, parceiros de negócio e clientes aumentam a pressão sobre a adoção pelas empresas do leque de premissas representado pela abordagem ESG. Além de elo indissociável da engrenagem dos negócios no presente, a sigla tornou-se sinalizador da solidez e da competitividade projetadas para o futuro. 

A chegada da geração Z ao mercado de trabalho corporativo ajudou a subir a régua. Seus integrantes demonstram maior propensão a temas como sustentabilidade e transparência. Pesquisa mostra que 72% dos funcionários do ambiente administrativo de empresas no Reino Unido mostram-se preocupados com o nível ético de seu empregador. 64% dizem-se inclinados a recusar oportunidade profissional em organização de histórico ambiental negativo.

O cenário europeu é onde as mudanças de hábitos nos consumidores mostram-se mais claras. Segundo Rebecca Marmot, Chief Sustainability Officer da Unilever, quase metade das pessoas diz preferir “marcas que tenham valores ambientais e de sustentabilidade mais amplos associados a elas. As pessoas já estão fazendo escolhas ativas”. Essas escolhas avançam para ações como a troca da carne por alimentos com base vegetal e interesse acerca do nível de emissão de poluentes no transporte dos produtos consumidos. 


(*) Ciro Dias Reis é fundador e presidente da Imagem Corporativa, Global Chair da PROI Worldwide, board member da International Communications Consultancy Organisation (ICCO) e ex-presidente da Abracom.

 


Mais artigos de Ciro Dias Reis:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments