12.3 C
Nova Iorque
terça-feira, novembro 26, 2024

Buy now

Os detalhes das mudanças na Abril

Após semanas de rumores e clima tenso, a Abril finalmente anunciou a tão esperada reestruturação em seus núcleos editoriais e de negócios, com direito a fusões de núcleos, remanejamentos de títulos nas unidades de negócios, troca de lugares, promoções, demissões e pelo menos seis edições do Bolex, o Boletim Executivo que a empresa distribui quando precisa comunicar algo a seus colaboradores. Foi uma reestruturação bem mais ambiciosa e intensa do que as duas últimas realizadas, nos meses de janeiro de 2010 e 2011, mas seguindo os mesmos parâmetros de oxigenar os vários núcleos de negócios, instigar a ambição profissional, oferecer novos desafios à equipe e conseguir ampliar os negócios e as receitas. Do estafe, já deixaram a empresa Rogério Gabriel Comprido (23 anos de casa), da Publicidade; Felipe Zobaran (18 anos), do Núcleo Homem; e Alda Palma (20 anos), do Núcleo Jovem. Em comunicado que fechou a série de Bolex na última 2ª.feira (16/1), o presidente da Abril Mídia Jairo Mendes Leal enfatizou que ?as recentes movimentações na estrutura organizacional fazem parte de um processo constante na busca de objetivos tais como: maximizar sinergias entre segmentos de leitores e mercado; melhorar o aproveitamento de recursos internos e capturar ainda mais as fantásticas oportunidades do mundo digital?. O maior desafio de diretores e editores é, como nos relatou uma fonte da editora, virar a página e convencer seus respectivos times a olhar para a frente. Isso porque a normalidade fará voltar a produtividade e o clima de alto astral necessário para os desafios. Encerrado o ciclo de boatarias, a empresa busca novamente focar nas metas que estabeleceu para os vários núcleos de negócios. A seguir as mudanças de maior impacto anunciadas pela empresa: Unidade de Negócios I (dirigida por Brenda Fucuta) ·  Núcleo Comportamento (dirigido por Kaíke Nanne): Claudia ? Chegam Paula Mageste (ver J&Cia 826) como diretora de Redação, no lugar de Cynthia Greiner; e a editora Maria Laura Neves, vinda da Marie Claire, onde conquistou prêmios como o Lorenzo Natali da União Europeia (3° lugar na categoria artigos impressos), Jornalista do Ano (da Editora Globo, em 2010), Vladimir Herzog (melhor reportagem de revista, em 2010) e Profissional de Destaque (Editora Globo, em 2009) Gloss/Capricho/Portal MdeMulher ? Tatiana Schibuola deixa Capricho, após cinco anos, e assume Gloss. Giuliana Tatini, vinda do Portal MdeMulher, assume Capricho. Sandra Soares, de Gloss, passa a dirigir o Portal MdeMulher Estão de saída do Núcleo Comportamento: Claudia ? A editora Madalena Ioneda; o diretor de Arte Paulo André Sampaio Cabral; e a repórter web Camila Neves Nova ? A editora de Arte Luciana Gianesi Capricho ? A produtora Fernanda Milani Gloss ? A editora de Beleza Gabriela Vieira Araújo As vagas, pelo que apuramos, serão preenchidas oportunamente, via seleção interna ou mesmo contratação externa. ·        Núcleo Bem Estar (dirigido por Márcia Neder): Women?s Health ? será anunciado oportunamente o novo diretor de Redação da revista.·   Núcleo Femininas Populares (dirigido por Demetrius Paparounis): Sou + Eu/Viva Mais ? Numa troca de cadeiras, Lana Bitu, redatora-chefe de Viva Mais, assume a mesma função na Sou + Eu; e Flávia Martinelli, em caminho inverso, assume Viva Mais  Unidade de Negócios II (dirigida por Claudia Giudice) ·        Núcleo Homem (dirigido por Felipe Zobaran) Troca de comando ? A mudança está se dando no próprio comando do Núcleo, com a saída de Felipe e sua substituição por Dulce Pilkersgill, que vinha dirigindo o Núcleo Moda (da UN I). Os títulos que estarão sob sua liderança são Playboy, Vip, Men?s Health, Alfa e Club Alfa.   Nova configuração das Unidades de Negócios Segmentadas I e II Houve ainda uma compactação, com a fusão de alguns núcleos e sua redistribuição entre as Unidades Segmentadas. Com esses movimentos, o número total de núcleos das UNs I e II se reduz de doze para nove. Das fusões, surgem as configurações a seguir, conforme informou o comunicado interno da Abril: ·        Núcleo Infanto-juvenil ? Formado pela combinação dos atuais Núcleo Infantil  (UN II) e Núcleo Jovem (UN I). Integrará a estrutura da UN II, reportando-se a Claudia Giudice. Será dirigido por Dimas Mietto, atual diretor do Núcleo Infantil. Farão parte desse núcleo os títulos Mundo Estranho, Superinteressante, Mundo Estranho, Aventuras na História, Almanaque Abril, Guia do Estudante, Recreio, Quadrinhos e Especiais, além de Vida Simples, antes no atual Núcleo Bem Estar. ·        Núcleo Moda e Beleza* ? Formado pela união dos atuais Núcleos Moda e Bem Estar, da UN I. Esse Núcleo reunirá os títulos Elle, Estilo, Boa Forma, Women?s Health e Saúde e será acumulado interinamente por Márcia Neder, atual Diretora do Núcleo Bem Estar, que se reporta a Brenda Fucuta. * Manequim, título do atual Núcleo Moda, passará a integrar o Núcleo Populares (UN I); e Bons Fluidos, publicação do atual Núcleo Bem Estar, será direcionada para o Núcleo Casa e Construção (UN II). ·        Núcleo Motor, Esporte & Turismo ? Formado pelo agrupamento dos atuais títulos do Núcleo Motor Esporte e do Núcleo Turismo, exceto National Geographic. Esse núcleo fará parte da UN II, respondendo a Claudia Giudice. Sergio Xavier, até então diretor de Redação de Runner?s e Placar, está sendo promovido a diretor do novo Núcleo Motor, Esporte e Turismo. Integram esse novo núcleo os títulos Quatro Rodas, Placar, Runner?s, Guias Quatro Rodas e Viagem e Turismo, além do site Viaje Aqui. Caco de Paula, até agora diretor do extinto Núcleo Turismo, estará à frente dos Projetos de Sustentabilidade, ficando responsável pela revista National Geographic, liderada pelo redator-chefe Mathew Shirts, e pelas iniciativas multiplataforma do Planeta Sustentável. Nessa posição, Caco responderá a Claudia Giudice, na UN II. Os Núcleos não envolvidos nas fusões vão permanecer sob o comando de seus atuais diretores. Publicidade Com a saída de Rogério Gabriel Comprido, os núcleos que a ele se reportavam passam a responder diretamente à diretora geral de Publicidade da Abril Mídia Thais Chede Soares. Novo executivo A Abril também anunciou a criação da posição de CDO (Chief Digital Officer), que está sendo assumida por Manoel Lemos, atual diretor geral de Tecnologia Digital. A missão da nova área será liderar o conjunto de negócios digitais da Abril Mídia, trabalhando em sintonia com os superintendentes e suas equipes tanto na definição das estratégias quanto na execução dos planos, sempre de forma integrada e complementar às bem sucedidas atividades off line. Essa nova diretoria digital incorpora a área de E-commerce, liderada por Fernando Cirne.

Related Articles

22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
22,100InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese