-3.9 C
Nova Iorque
terça-feira, dezembro 16, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 866

Coletiva.net prepara novo título para agosto

Capa da revista Tendências Inovação, que o Coletiva.net lançou em maio
Capa da revista Tendências Inovação, que o Coletiva.net lançou em maio

O Coletiva.net está preparando o lançamento de mais um título para agosto. A revista Tendências Academia vem para traçar um panorama entre o mercado profissional e os estudantes universitários. “Aproximar esses dois públicos está entre os pilares da nova gestão do portal, e nada como uma publicação para coroar essa ação”, destaca a editora Gabriela Boesel.

Entre os destaques da nova produção estão uma entrevista internacional com o professor argentino Ruben Rico, diretor do curso de Inovação e Criatividade da Universidade Federal de Buenos Aires, uma pesquisa com cerca de 20 faculdades de Comunicação, uma enquete com estudantes que recém-ingressaram nos cursos e com formandos. Os estudantes também poderão contribuir com artigos para a revista, de modo a enriquecer o conteúdo com o público foco do título.

O conteúdo abordado no próximo Coletiva Debates, que se realizará na próxima segunda-feira (10/7), subsidiará a matéria de abertura da publicação. A publisher Márcia Christofoli comemora mais essa conquista: “É gratificante ver que estamos colocando em prática alguns projetos que estabelecemos quando assumimos o portal. Nossa equipe, certamente, entregará mais um produto de qualidade aos leitores de Coletiva.net”.

A equipe do veículo edita, anualmente, a revista Tendências Comunicação que, em 2017, irá para a oitava edição. Em maio, lançou a Tendências Inovação, com curadoria de conteúdo do time do Black Sheep Project.

Elaine Rodrigues é promovida a VP de Operações da Burson-Marsteller

Elaine Rodrigues
Elaine Rodrigues

A Burson-Marsteller anunciou na última semana a promoção de Elaine Rodrigues a vice-presidente de Operações no Brasil. A nomeação acompanha a mudança da liderança da agência, que passou às mãos de Patrícia Ávila em maio deste ano, depois que Francisco Carvalho assumiu a posição de CEO das operações da rede na América Latina.

“Estamos em um momento muito importante de transformação, com a oferta de novos produtos e serviços e mudanças na nossa abordagem de trabalho para um modelo de content performance”, destacou Patrícia Ávila, CEO da B-M. “Com o novo cargo, Elaine será meu braço direito nesta nova etapa”.

Elaine Rodrigues ingressou na B-M em 2008 como atendimento sênior, e suas áreas de atuação incluem programas de relações públicas, relações com mídia, treinamentos para executivos e gerenciamento de crises.

Com 20 anos de experiência no setor de comunicação corporativa, já esteve à frente de projetos em clientes como Accenture, Electrolux, Gerdau, Bloomberg, Mattel, Motorola e entidades como FMI. Antes de iniciar na Burson-Marsteller, atuou em outras grandes agências de relações públicas do mercado.

Formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Elaine tem pós-graduação em Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda & Marketing (ESPM).

Zero Hora segue líder de engajamento nas redes sociais

Com a marca de 3,32%, o gaúcho Zero Hora se manteve à frente dos seus 11 concorrentes na taxa média de engajamento nas redes sociais em junho, segundo levantamento do Torabit. No entanto, dos doze veículos pesquisados pelo instituto, somente dois conseguiram melhorar a taxa em relação ao mês anterior: O Globo, na sexta posição, que cresceu 6%, atingindo a taxa de 1,76%; e a revista Época, em décimo, que registrou crescimento de 7,4%, chegando à taxa de 0,58%. O Estadão continua em segundo lugar com 2,97% de taxa média, mas teve uma queda de 8% de um mês para o outro.

Em quantidade de seguidores nas plataformas, o R7 continua líder, com 13,2 milhões de fãs no Facebook, seguido pelo UOL, com quase 7,7 milhões. No Twitter a liderança é da Veja, com quase 7,9 milhões de seguidores, seguida pela Folha de S.Paulo, com 5,8 milhões. Já no Instagram o líder também é o R7, com 1,8 milhão de seguidores, acompanhado em segundo lugar por O Globo, com quase 790 mil seguidores.

Para calcular a taxa, o Torabit elabora uma equação composta pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede (curtem, comentam ou compartilham) multiplicada por cem e dividida pelo número de seguidores do veículo nessa rede ao final de cada dia. O resultado, em percentuais, é o índice diário de engajamento em cada rede. A taxa de engajamento num período é a média das taxas de engajamento de cada dia do período.

O resultado permite comparar qual leitorado é mais ou menos engajado em relação aos conteúdos ofertados nas páginas oficiais de cada veículo em cada uma das plataformas sociais analisadas.

Audálio Dantas recebe homenagens por seus 85 anos

Perto de 200 pessoas prestigiaram no último sábado (8/7), na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, a homenagem aos 85 anos de Audálio Dantas, que presidiu a entidade na época da morte sob tortura de Vladimir Herzog nos porões da ditadura em 1975 e que desde então se notabilizou por sua atuação na defesa dos direitos humanos. Na cerimônia, ele recebeu o Troféu Indignação-Coragem-Esperança, uma iniciativa de Agência Sindical, Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e Oboré Projetos Especiais, com patrocínio do Hospital Premier e apoio do Sindicato, da Fenaj e do Instituto Vladimir Herzog, entre outras entidades.

“O troféu é uma imagem de São Jorge no corcel branco enfrentando o dragão na condição de repórter, com lança transformada em microfone, gravador na cintura e uma câmera no capacete adaptados pelo designer Roger Matua“, informou Sérgio Gomes, diretor da Oboré e organizador do evento. A ideia original é da cartunista Laerte Coutinho, a partir de um desenho criado em 1996 para ser capa de um dos cadernos de jornalismo do Projeto Repórter do Futuro, da Oboré. Uma das esculturas foi entregue a Audálio e outra ficou na redação do jornal Unidade, na Secretaria de Comunicação do Sindicato.

Sérgio explicou ainda que, além do reconhecimento à dedicação e às lutas de Audálio, o objetivo é que o troféu, com apoio de entidades e parcerias, seja transformado no Prêmio Audálio Dantas, para prestigiar profissionais que se dedicam à imprensa sindical e à comunicação popular. Ele também mandou estampar 85 camisetas com a imagem do troféu para distribuir aos presentes e produzir uma placa com as marcas dos apoiadores para ser entregue ao homenageado. Empresas ou entidades que ainda quiserem ter registrado o seu apoio podem entrar em contato com ele pelo [email protected], até esta quinta-feira (13/7).

Audálio disse a J&Cia que ficou “meio abestado” ao pôr o pé no espaço Vladimir Herzog, no sábado: “Estava lotado, como o vi muitas vezes em outubro de 1975, quando o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo virou trincheira da resistência contra a ditadura militar que acabara de cometer mais um assassinato, o de Vladimir Herzog. Naqueles dias estávamos fazendo História; no último sábado, simplesmente uma demonstração de bem-querer. Espalhando o olhar pelo auditório lotado vi os rostos de velhos companheiros de luta e de gente que avistava pela primeira vez. Deveria agradecer a todos. E foi, então, que procurei palavras e não encontrei. Tive antes que, penosamente, engolir o pranto”.

Participaram da homenagem, entre outros, Carlos Chaparro, Eduardo Ribeiro, Eliane Brum, Fernando Morais, Geisa Diaféria, JAL, José Genoíno, José Luiz Del Royo, Juca Kfouri, Paulo Teixeira (deputado), Rogerio Sotilli (novo diretor executivo do Instituto Vladimir Herzog) e Samir Salman (Hospital Premier).

 

Crédito imagem: Cadu Bazilevski

Sergio Quintanilha começa como colunista no iG Carros

Vai ganhando corpo o time de colunistas do iG Carros. Depois de Gabriel Marazzi (Cultura da Motocicleta), Glauco Lucena (AutoBuzz) e Renato Bellote (Garagem do Bellote), nessa quinta-feira (6/7) foi a vez de Sérgio Quintanilha, redator-chefe da revista Motor Show, estrear seu espaço na página do portal iG.

Em Planeta Carro ele abordará semanalmente aspectos mais variados do mundo do automóvel. “Recentemente, André Jalonetsky, publisher do iG, me convidou para fazer uma coluna que tivesse um pouco a ver com a pegada da minha pesquisa acadêmica na USP”, explica Quintanilha. “Assim, vou aproveitar o espaço para eventualmente falar do automóvel como símbolo da “modernidade líquida” que vivemos atualmente. Mas haverá colunas bem mais pés no chão também”.

Embora o novo espaço, ele segue com suas atribuições na revista da Editora Três, onde também mantém a coluna República do Automóvel, publicada nos sites da Motor Show e da IstoÉ Dinheiro. “Nessas duas, aí sim, meu foco é a análise de mercado e posicionamento de marcas e modelos”.

Carlos Guimarães, editor do iG Carros, diz que a meta agora é ter pelo menos mais um colunista, para que um novo material seja publicado a cada dia da semana: “Tomamos o cuidado de escolher temas diferentes para cada um, diversificando o conteúdo do portal, que vem mostrando aumento de audiência mês a mês”.

(Com informações do Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva)

 

Publicidade

Um novo jornal em Belo Horizonte?

Na última semana, o mercado belo-horizontino foi movimentado pelo anúncio de um novo jornal, que estaria chegando à cidade. A informação é de Robhson Abreu, do Portal PQN. Segundo ele, um grupo português, cujo nome não revelou, está investido cerca de R$ 180 milhões no veículo, que contará também com um portal.

O jornal será impresso e diário e terá parque gráfico importado. O novo periódico terá editorias tradicionais além de conteúdo, principalmente, para públicos feminino, jovens, LGBT e terceira idade.

Outra informação causa mais surpresa ainda: Robhson diz que apenas jornalistas experientes, com mais de 40 anos de idade e histórico profissional em mídia, serão contratados para a nova empreitada, sob termo de confidencialidade que os impede de divulgar quaisquer informações, o que inclui nome e data de estreia. O Sindicato dos Jornalistas reproduziu texto sobre o tema publicado na PQN e também conversou com Robhson.

A conferir!

Newton Galvão começa na Fresenius Kabi do Brasil

Com 30 anos de experiência em Comunicação e Relações Governamentais, Newton Galvão começou na última semana a liderar a área de Relações Institucionais da Fresenius Kabi do Brasil, parte do grupo global de saúde alemão Fresenius, que oferece produtos e serviços de alta qualidade para diálise, administração de hospitais e tratamento ambulatorial.

Sua divisão Fresenius Kabi, que produz e comercializa medicamentos essenciais, produtos de nutrição clínica e dispositivos médicos, acaba de adquirir a área de biosimilares da Merck Serono, incluindo acordos de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) no Brasil.

Newton passou por agências e empresas de porte de vários setores da economia, como Whirlpool, Kraft Foods, Syngenta e GE, até chegar ao segmento de saúde, onde atua a seis anos.

Scritta anuncia reestruturação

Com 25 anos de trajetória no mercado de comunicação corporativa, a Scritta anuncia a segmentação de processos e uma reformulação na estrutura. Agora, a agência está organizada em três núcleos: relações com a imprensa; produção de conteúdo; e gestão de mídias sociais e web. Segundo a agência, a mudança atende à crescente demanda de clientes novos e atuais por soluções de conteúdo customizado e de administração de canais online.

A equipe de relações com a imprensa reporta-se diretamente ao diretor da agência, Paulo Piratininga. Leandro Luize e Ana Claudia Nagao são os responsáveis pela divisão de produção de conteúdo e projetos especiais. A área de mídias sociais está sob a supervisão de Thiago Cruz.

Esclarecimento sobre o Google News Lab

Última atualização: 11/7, às 9h07 

 

Publicamos nessa segunda-feira (10/7) uma nota incorreta sobre o Google News Lab estar oferecendo treinamento e bolsas para jornalistas em São Paulo. Marco Túlio Pires, responsável pela área, esclarece:

“O Google News Lab não é um projeto de treinamento para jornalistas especificamente. O News Lab é um time dentro do Google criado há dois anos para servir como a ponte entre as redações e o Google. Nós desenvolvemos atividades em quatro áreas específicas, que foram citadas na nota. Em cima dessas quatro áreas, temos quatro atividades específicas: formação de redes, pesquisa, programas e treinamento. O treinamento é apenas uma das atividades que desenvolvemos.

Outra coisa é que a nota fala que haverá bolsas para o desenvolvimento de projetos na sede do Google, mas isso não é verdade. Não haverá bolsas para o desenvolvimento de projetos na sede do Google. O News Lab promove a inovação no jornalismo firmando parcerias com jornalistas e empreendedores do jornalismo, avaliando caso por caso, em conversas com as próprias redações, com as associações que as representam e com os próprios profissionais.

O News Lab realiza treinamentos mediante agendamento de grupos e redações interessadas sem qualquer custo para os envolvidos e isso pode ser feito no e-mail divulgado na nota ([email protected]).”

Pedimos desculpas por eventuais transtornos que as informações incorretas possam ter causado. Confira aqui mais detalhes sobre o Google News Lab.

Marco Antonio Lage deixa a FCA

Marco Antonio Lage informou ao mercado no final da tarde dessa sexta-feira (7/7) que está deixando depois de 25 anos a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), onde desde 2015 comandava a Diretoria de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade para a América Latina.

Mineiro de Itabira, jornalista graduado pela PUC-Minas e mestre em Marketing Estratégico pela Universidade Federal de Santa Catarina, no início da carreira foi repórter de Economia e Cultura e repórter especial da Revista Visão. Depois de passar pela Comunicação do Sebrae, iniciou, em 1992, suas atividades na Fiat Automóveis como assessor de imprensa. Em 2000, assumiu a Comunicação Corporativa, passando a integrar o Comitê Diretivo da empresa.

Integra o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e da Associação Comercial de Minas. É ainda diretor-coordenador voluntário do Instituto Minas Pela Paz, instituição ligada à Federação das Indústrias de Minas Gerais, que atua na área de defesa social e ressocialização de condenados do sistema prisional.

Confira a íntegra do comunicado que ele distribuiu:

“Com muita tranquilidade, venho amadurecendo ao longo dos últimos meses a decisão que agora posso tornar pública: depois de 25 anos, deixo a área de Comunicação da Fiat Chrysler Automobiles. Trata-se de um passo dado com muita segurança, atendendo ao meu próprio coração. Há tempos sinto necessidade de uma pausa estratégica para entender de modo mais profundo como a comunicação e o mundo estão mudando. Quero compreender também como tudo isso me impacta.

Ao longo dos últimos 25 anos tenho mantido uma rotina intensa de trabalho, com muito foco na ação e na tomada de decisões. Sinto falta de tempo para a reflexão e não apenas nos campos estratégico e profissional, mas também – e diria, sobretudo – nas dimensões pessoal, familiar e espiritual.

Tomei então a decisão de deixar a Diretoria de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da FCA. Posso assegurar que foi um ato que exigiu desprendimento, mas ponderei que estou vivendo um momento muito especial de minha vida, em que posso somar uma bagagem rica de experiências a uma grande dose de vitalidade, agitação e sonhos em ebulição. A hora certa é agora e o lugar certo é aqui.

Com tudo isso na mochila, vou percorrer meus novos caminhos. O importante é que não nos perderemos. Levo comigo todos os colegas e amigos com os quais convivo há tantos anos e que fazem parte da minha história e do meu jeito de ser.”

Últimas notícias

pt_BRPortuguese