Uma pesquisa realizada com jornalistas em redações brasileiras aponta que a maioria dos entrevistados está desmotivada ou insatisfeita com o trabalho. O levantamento também analisou fatores que influenciam a motivação profissional, a percepção de ações das lideranças e o impacto desses elementos no desempenho das equipes.

Os dados fazem parte da dissertação A liderança no jornalismo: como desenvolver e motivar equipes em ambientes de alta pressão, conduzida por Daniel Corrá ([email protected]), gerente de Comunicação da Todos pela Educação, a partir da especialização em Gestão de Pessoas na USP-Esalq.

De acordo com o levantamento, 55% dos entrevistados discordam, em algum nível, que se sentem motivados no emprego atual. Em contrapartida, menos de 3% afirmam estar totalmente motivados. Além disso, 62% discordam, em algum nível, que percebem ações intencionais pela liderança para contribuir com a motivação.

“A pesquisa evidencia que a liderança desempenha um papel central na motivação e no desenvolvimento das equipes jornalísticas”, afirma Corrá. “Ou seja, líderes bem preparados e sensíveis às necessidades são fundamentais para o sucesso organizacional e para a sustentabilidade do jornalismo em um cenário desafiador e em constante mudança. Dessa forma, é possível não apenas melhorar o desempenho profissional, mas também contribuir para um jornalismo de alta qualidade, essencial para a sociedade”. (Saiba+)

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments