A Petrobras distribuiu nesta 2ª feira (19/10) nota para comunicar a contratação de uma empresa externa especializada em acolher denúncias. Até o final de novembro, entrará em funcionamento um canal no site institucional e um número de telefone para receber denúncias sobre a própria companhia. Nas redes sociais, a reação instantânea – característica dessa mídia – foi de indignação pela montagem de um Disque Denúncia (ou um Clique Denúncia) institucional.
Houve mesmo quem afirmasse que poderia incentivar a patrulha até entre colegas de trabalho. Mas se existe uma empresa especializada nisso é porque há clientes, e outras corporações devem contar com esse serviço, apenas sem fazer alarde. A companhia alega, para a contratação do serviço, “aprimorar e fortalecer sua governança”. Enquanto uma Ouvidoria é considerada um canal “do bem” para receber opiniões, a nova modalidade se propõe a trabalhar com fatos, investigando-os. Simultaneamente, a Petrobras decidiu reativar seu Comitê de Crise.
As concorrentes do setor mantêm, há décadas, grandes estruturas nessa área, que é cercada de cuidados, pelo risco inerente à atividade. Positivo nesse episódio é o fato de o renovado comitê salvar alguns empregos da área de Comunicação, recentemente enxugada, pois é sabido que, para lidar com crises em público, tais especialistas carregam uma bagagem nem sempre encontrada em outras profissões.