A Polícia Federal prendeu na última semana dois suspeitos de planejar o assassinato de Giovani Grizotti, repórter da RBS TV e décimo jornalista mais premiado do Brasil, segundo a última edição do Ranking dos +Premiados da Imprensa.
A prisão ocorreu após a polícia interceptar mensagens em que os suspeitos sugeriam o crime por conta de uma série de reportagens feitas por Grizotti – popularmente conhecido como Repórter sem Rosto por não revelar sua identidade –, sobre contrabando de milho e soja na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina.
Veiculadas em outubro de 2022 no RBS Notícias e no Jornal Nacional, da TV Globo, as reportagens mostravam que o esquema de contrabando fraudava notas fiscais e transportava os grãos pelo rio Uruguai.
Além de prender os suspeitos, a operação da PF identificou que o esquema movimentou R$ 3,5 bilhões em cinco anos. Com base nas investigações, foram executados 59 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão em cinco estados brasileiros. A operação também bloqueou R$ 58 milhões, apreendeu veículos, imóveis e uma aeronave.
(* Com informações do Portal Imprensa)