Um levantamento divulgado nessa quinta-feira (30/12) pelo Poder360, com base em informações do Atlas da Notícia, aponta que ao menos 17 veículos de médio e grande portes encerraram suas atividades no Brasil desde 2018. Só neste ano, foram cinco casos, o mais recente do El País Brasil, que interrompeu suas atividades em 14 de dezembro, após oito anos de operação.
Além do jornal espanhol, que só contava com a versão digital no Brasil, deixaram de operar em 2021 o jornal Agora, do Grupo Folha, a revista Época, do Grupo Globo, a versão impressa do Diário do Nordeste e o site Terça Livre.
Em entrevista ao Poder360, Marcelo Rech, presidente da ANJ (Associação Nacional dos Jornais), disse que o principal motivo para o fechamento das empresas jornalísticas é o “duopólio” formado pelo Google e pelo Facebook. Segundo ele, as duas gigantes “engolem” as verbas de publicidade mundiais.
Ele explica ainda que, se não houver um modelo de remuneração das atividades jornalísticas pelas big techs em questão, a erosão do jornalismo será “gradual”, com fechamento de veículos e dificuldades para a criação de novas iniciativas. Entre as consequências do “desaparecimento do jornalismo” citadas por Rech, está a eleição de governantes autoritários, autocratas e populistas e o crescimento da desinformação e de discursos de ódio.
Confira mais detalhes na reportagem do Poder360.