Em pesquisa realizada com associados da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) em setembro, comunicadores públicos revelam quais os principais desafios que enfrentam hoje.

A falta de compreensão de outras áreas sobre o papel da comunicação e a falta de recursos humanos foram os desafios mais indicados pelos participantes. Além destes, outros desafios foram apontados:

  • Atividades realizadas com pouca ou nenhuma estratégia
  • Sobrecarga de trabalho
  • Relacionamento com a alta direção da sua instituição
  • Falta de recursos materiais
  • Equipe desmotivada ou pouco engajada
  • Ingerência ou falta de autonomia
  • Falta de oportunidades de capacitação

“A pesquisa confirmou algumas de nossas hipóteses de que as maiores ‘dores’ dos comunicadores públicos ainda estão relacionadas a uma percepção equivocada sobre o verdadeiro papel da área”, comenta Aline Castro, vice-presidente de Relações com o Associado da ABCPública. “É bastante comum, nas instituições, a visão de que a comunicação serve apenas para publicar ‘comunicados no site’, e que, para isso, não são necessários estrutura ou recursos adequados”.

A pesquisa interna foi uma iniciativa inédita da ABCPública, que hoje conta com mais de 370 associados pelo Brasil, que fazem parte de órgãos variados das esferas Executiva, Legislativa e Municipal. A pesquisa teve o intuito de compreender o que mais aflige os profissionais hoje e também de mapear as principais expectativas a respeito da atuação da Associação.

“Com esses resultados em mãos, vamos definir as ações prioritárias para a gestão 2024-2026”, prossegue Aline. “Nosso principal objetivo é atender às expectativas dos associados e, ao mesmo tempo, promover o reconhecimento do papel estratégico da comunicação no setor público. Queremos fortalecer a relevância da área, garantindo que ela seja vista como essencial para a eficiência institucional e para o desenvolvimento da cidadania.

Veja o que dizem alguns dos diretores regionais da ABCPública acerca dos desafios mapeados pela pesquisa:

Heloísa Lima

“A falta de compreensão de outras áreas sobre a o papel da comunicação é realmente muito desafiadora. No dia a dia, eu e minha equipe ainda nos deparamos com colegas que (com a melhor das intenções, que fique claro), chegam com demandas de produtos que não são os mais adequados para aquele objetivo de comunicação ou público. Ou nos pedem para produzir conteúdo em desacordo com a própria Política de Comunicação da instituição. Procuramos conversar, explicar, mas muitas vezes percebemos a frustração de quem teve um pedido negado. Chegamos a desenvolver um jogo de cartas, com mitos e verdades sobre a comunicação, que foi utilizado no biênio 2023/2024 em reuniões com ‘influenciadores internos’ para que pudessem entender melhor como se organiza o nosso trabalho. Mas sabemos que, como algumas crenças estão arraigadas na cultura organizacional, mudar não será rápido ou fácil.” − Heloísa Lima (TCE-GO), diretora da ABCPública em Goiás

Wanderson César

“Os comunicadores enfrentam um cenário desafiador nas empresas e instituições em que atuam. A escassez de recursos humanos não apenas limita a capacidade de atuação e o planejamento da área, como torna exaustiva a jornada dos profissionais, que são obrigados a assumir numerosas e diferentes atribuições. A sobrecarga de trabalho deixa ainda mais em evidência a falta de reconhecimento das funções de comunicação nas organizações.” − Wanderson César (MPF), diretor da ABCPública no Ceará

Michel Carvalho

“A falta de compreensão sobre o papel estratégico da comunicação nas instituições públicas ainda é muito grande. Às vezes, se confunde com a comunicação organizacional, aquela ligada ao dia a dia administrativo; às vezes, se confunde com a comunicação política, associada aos cargos diretivos. Por isso, fazer comunicação de interesse público é um desafio e tanto. Quando nosso trabalho foca no cidadão, inevitavelmente, acabamos contrariando quem comanda a instituição. Daí a necessidade, ao meu ver, de se construir uma política de comunicação que regulamente as funções e os objetivos dessa atividade na esfera pública.” − Michel Carvalho (Câmara Municipal de Cubatão), diretor da ABCPública em São Paulo

O resultado completo da pesquisa será disponibilizado com exclusividade para associados da ABCPública. Se deseja fazer parte da associação, clique aqui.

Comunicação Pública em debate: regionais da ABCPública promovem série de eventos pelo Brasil

Este ano, a ABCPública atingiu o objetivo de possuir uma diretoria em cada estado brasileiro, além do Distrito Federal. Além dessa marca, 2024 leva o título de ano de mais trabalho para as diretorias regionais da ABCPública. E ainda tem muito mais para acontecer! Confira:

Em Pernambuco

A regional tem realizado eventos preparatórios para o I Seminário de Comunicação Pública e Cidadania, que acontecerá no dia 29 de novembro. Já tivemos um debate sobre “Linguagem Simples e Acesso à Informação”, e o próximo será “A Rádio Pública na Era dos Podcasts”. Tudo gratuito. Clique aqui e saiba mais.

Pernambuco

No Norte

Em conjunto, as regionais da ABCPública no Amazonas e em Roraima, coordenadas por Acyane do Valle (Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas) e Adriana Cruz (Assembleia Legislativa do Estado de Roraima), respectivamente, promoveram no último dia 18/10 o evento gratuito “Vamos pensar em Comunicação Pública”. Realizado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), comunicadores públicos e estudantes de comunicação debateram combate à desinformação, Linguagem Simples e canais legislativos como espaço do cidadão.

Este foi o primeiro evento das regionais, que estão entre as instituídas pela ABCPública em 2024. Assista a reportagem aqui.

Norte

E em Sergipe

A diretoria de Sergipe, coordenada por Aline Braga (Assembleia Legislativa de Sergipe), está a todo vapor à frente da organização do III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública. A terceira edição do maior evento da área no Brasil acontecerá presencialmente na Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão, em Aracaju, durante os dias 20, 21 e 22 de outubro de 2025. E o tema: “Emergência Climática e Direito à Informação”.

Saiba mais aqui.

Como atua um diretor regional da ABCPública?

Silvannir Jaques

Pernambuco é uma das seções mais atuantes da ABCPública. Após a Assembleia Ordinária da ABCPública que elegeu a gestão para o biênio 2024-2026, Silvannir Jaques, assessora de Comunicação e Imprensa do CRP-PE, foi eleita diretora da regional. Ela assume no lugar de Ana Paula Lucena, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que foi diretora da regional de 2016 a 2024 e agora assume a Vice-Presidência de Relações Acadêmicas da ABCPública.

Atualmente, a regional está envolvida em uma série de eventos gratuitos voltados para a Comunicação Pública. Aproveitamos para saber de Silvannir Jaques como é fazer parte da seção.

Como é o trabalho à frente da diretoria da ABCPública-PE?

“Conhecer o trabalho desenvolvido pela ABCPública, por meio da regional, ainda durante o período pandêmico, foi como receber um acolhimento humano e profissional essencial, que proporcionou a partilha de experiências e aprendizados em um momento desafiador, quando tudo precisou ser readaptado em curto prazo. Assim como em várias áreas no mundo, a Comunicação Pública também precisou se instrumentalizar. Hoje, poucos meses após ter assumido a representação da diretoria regional, sinto-me profundamente motivada a dar o meu melhor, com o intuito de, junto a esse coletivo talentoso e dedicado, inspirar, agregar e disseminar ainda mais as conquistas dos últimos anos.”

Qual a importância da realização de eventos voltados para a Comunicação Pública?

“Criar oportunidades para a difusão de pautas relacionadas à Comunicação Pública é uma maneira de propagar o legado de tudo o que já foi e continua sendo feito no setor público, além de reunir esforços teórico-práticos para a renovação da comunicação pública no futuro. Esses eventos resultam no crescimento plural e coletivo de estudantes, profissionais, pesquisadores, organizações e, principalmente, dos cidadãos. Uma Comunicação Pública fortalecida e unida contribui para o desenvolvimento da humanidade, garantindo que os direitos dos cidadãos sejam assegurados a partir da instrução e da disseminação de informação pública de qualidade. Tem sido uma experiência de imensa satisfação, gratidão e honra, e saber que posso contar com um grupo leal, ético e espetacular em diversas áreas de atuação torna o trabalho mais leve, eficiente e alinhado aos princípios estratégicos da comunicação pública.”

E como funciona o contato com comunicadores do Estado?

“Temos mantido o projeto de reuniões alternadas mensais, sendo um mês online e o outro presencial, o que oferece a oportunidade para que pessoas além da região metropolitana do Recife também se mantenham atualizadas sobre as pautas do coletivo. Além disso, mantivemos o plano de trabalho da direção anterior quanto à realização do I Seminário de Comunicação Pública e Cidadania, um evento inédito que pretendemos consolidar, com o objetivo de expandir ainda mais o trabalho da ABCPública. Este seminário não só fortalecerá o projeto de expansão da entidade, mas também fomentará o diálogo entre comunicadores e incentivará a formação continuada, ampliando o impacto da comunicação pública no Estado.”

Quem faz a Comunicação Pública pelo País?

Paulo de Camargo Fernandes

No Mato Grosso do Sul, Paulo de Camargo Fernandes é o novo assessor de imprensa da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos. Antes, atuou por quase sete anos como assessor de imprensa do Governo do Mato Grosso do Sul. Trabalhou também no g1 MS.

Thales Kírion

Em Pernambuco, Thales Kírion passa a integrar a equipe de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. Antes, trabalhou por seis anos como repórter e produtor do Jornal do Commercio. Foi também assessor de imprensa e gerente de comunicação da Prefeitura de Paudalho.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments