Já está planejando 2025? Marque na sua agenda um evento imperdível: de 20 a 22 de outubro de 2025, Aracaju será palco do III ComPública − Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública).

O evento reunirá profissionais que atuam com comunicação pública, especialmente na área ambiental, incluindo alguns que estiveram na linha de frente dos maiores desastres ocorridos no Brasil nos últimos anos.

Serão três dias de debates enriquecedores sobre o papel da comunicação pública em múltiplas perspectivas: desde a promoção do diálogo entre órgãos públicos e cidadãos até a mediação entre descobertas acadêmicas e os desafios enfrentados por comunidades em diferentes regiões do País. O congresso também destacará boas práticas e soluções para tornar o trabalho dos comunicadores públicos mais eficiente e eficaz.

Não perca essa oportunidade de aprendizado e de conhecer novos colegas!

A ABCPública espera por você! Não perca.

ABCPública defende comunicação pública em seminário do PT

A comunicação do Governo Federal ganhou destaque durante a primeira semana de dezembro, após ser criticada pelo presidente Lula, por não conseguir explicar e divulgar de forma adequada tudo o que vem sendo feito. A fala foi durante o seminário A realidade brasileira e os desafios do Partido dos Trabalhadores, organizado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pela Fundação Perseu Abramo, em 6 de dezembro.

A Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) foi uma das entidades que se destacaram no seminário, deixando uma importante mensagem. O presidente da entidade, Jorge Duarte, defendeu a necessidade de integrar a comunicação ao desenvolvimento das políticas públicas desde sua concepção, e não apenas como uma etapa final de divulgação. Segundo ele, “governos devem considerar como suas ações serão comunicadas já durante sua elaboração, para garantir compreensão e apropriação pela sociedade”. Essa abordagem permite uma comunicação mais eficaz, capaz de fortalecer a transparência e o engajamento social nas decisões públicas.

Jorge Duarte (dir.) fala no seminário do PT

“Como pensar a relação forma conteúdo na comunicação pública e na construção de sentidos” foi uma das questões postas em discussão no seminário. Para Jorge Duarte, “a comunicação deve ser vista como uma política pública essencial, voltada para transparência, prestação de contas, acesso, compreensão e promoção de direitos. A comunicação eficaz fortalece a democracia e aproxima a sociedade das instituições públicas”.

Quer pensar mais sobre esse assunto? Conheça os 12 princípios da Comunicação Pública, leia a carta em defesa da Comunicação Pública e os artigos que estão disponíveis na Biblioteca Digital da ABCPública. Leia também a cobertura do Jornalistas&Cia sobre possíveis mudanças na Secom.

Convite aos associados

A ABCPública convida seus associados a se inscreverem no Curso Completo de Comunicação Pública, desenvolvido em parceria com a Aberje. É uma oportunidade única.

O curso vai para a sexta edição, sempre com professores com formação de alto nível e vasta experiência na área pública. As aulas são sempre aos sábados

Ao participar, profissionais de comunicação terão acesso a conteúdos atualizados, estudos de caso e debates qualificados, capazes de transformar sua atuação profissional. Mais do que um espaço de aprendizado, o curso é um ponto de encontro para a construção de redes de profissionais engajados, promovendo trocas de experiências e o fortalecimento da comunicação pública no Brasil.

O curso oferece uma formação consistente de 60 horas. Ele está estruturado em dez módulos. As aulas são ministradas por uma equipe de pesquisadores e profissionais experientes, que discutem casos e apresentam práticas atuais no campo da comunicação pública. Os encontros são realizados online, aos sábados, das 14h às 17h, proporcionando flexibilidade para os participantes. Os associados da ABCPública têm 27% de desconto garantido.

Participe e convide seus colegas!

Compartilhe informações sobre o curso em suas redes e ajude a ampliar o conhecimento sobre dessa importante iniciativa para profissionais de comunicação pública do Brasil. Saiba mais!

Fiscalização de gastos com publicidade em órgãos públicos
será mais rigorosa

É o que sinaliza a nova diretriz publicada em 13/12 pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), por meio da Nota Recomendatória (NR) nº 02/2024, cuja finalidade é orientar a atuação de todos os tribunais de contas do País.

Está planejando campanhas do seu órgão para 2025?

Não deixe de conferir a NR 02/2024, que traz diretrizes fundamentais para o aprimoramento da comunicação nos órgãos públicos. Um de seus objetivos é estimular a revisão e atualização das normas internas, assegurando que elas estejam alinhadas às novas orientações estabelecidas.

Entre as inovações mais relevantes estão a fiscalização de indicadores e metas para mensuração de resultados das campanhas e a verificação da conformidade entre metas planejadas e resultados alcançados. Essas mudanças reforçam a necessidade de uma gestão mais estratégica e orientada para a eficiência e a transparência na comunicação pública.

Cezar Miola, vice-presidente da Atricon, declarou que a associação “espera que os Tribunais de Contas ampliem e qualifiquem suas ações de orientação e de fiscalização, promovendo um ambiente mais transparente e eficiente na gestão das campanhas publicitárias, o que contribui para a confiança da sociedade nas ações do Estado”.

Historicamente, a publicidade governamental tem sido alvo de polêmicas, especialmente no que diz respeito à distribuição de orçamento entre campanhas institucionais e educativas, que possuem objetivos distintos. Para a ABCPública, a iniciativa da Atricom representa um passo relevante, podendo contribuir para que os gastos públicos com campanhas publicitárias sejam direcionados prioritariamente para ações educativas e de utilidade pública, com impacto direto na vida dos cidadãos. Essa abordagem reforça o caráter social da comunicação pública, promovendo maior transparência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos.

Como os recursos de inteligência artificial estão sendo usados em assessorias de comunicação pública?

Para responder a essa pergunta e tentar entender quais os impactos percebidos por esses profissionais, associados da ABCPública estão convidando comunicadores públicos a responderem a uma pesquisa sobre o uso de Inteligência Artificial na Comunicação Pública.

Os autores da pesquisa e do artigo que será produzido a partir dos resultados são os comunicadores públicos Cláudia Lemos, Allana Albuquerque e Murilo Abreu.

Se você é comunicador público, também pode responder a essa pesquisa. O questionário está disponível aqui. O prazo para participação vai até esta segunda-feira, 16 de dezembro.

As informações fornecidas serão utilizadas para a produção de artigo para a publicação Inteligência Artificial, Comunicação Pública e Comunicação Política, em organização pelos pesquisadores Heloíza Matos e Nobre, Maria Ângela Mattos e Guilherme Fráguas Nobre, para a ECA-USP.

Heloísa Lima, da ABCPública, integrou corpo de jurados do 5º Prêmio MPGO de Jornalismo

A ABCPública esteve presente no 5º Prêmio MPGO de Jornalismo, promovido pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), com o tema MPGO e a Sociedade: uma história que merece ser contada. Heloísa Lima, diretora regional da ABCPública e diretora de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, integrou pelo segundo ano consecutivo o corpo de jurados, avaliando trabalhos nas categorias Jornalismo Impresso e WebJornalismo. Ela também participou da cerimônia de entrega dos prêmios aos três primeiros colocados, realizada na tarde de 12 de dezembro.

O Prêmio MPGO de Jornalismo foi criado para reconhecer a função social da mídia, destacando seu papel como formadora de opinião e difusora de informações. A iniciativa busca ainda promover uma melhor compreensão das atividades e da função social do Ministério Público.

Os vencedores receberam certificados e prêmios em dinheiro, distribuídos da seguinte forma: R$ 7 mil para os primeiros colocados, R$ 4 mil para os segundos e R$ 2 mil para os terceiros, nas categorias Jornalismo Impresso, WebJornalismo, Telejornalismo, Radiojornalismo e Fotojornalismo.

ABCPública recebe o Troféu Décio Paes Manso no Prêmio Jatobá 2024

O presidente da ABCPública Jorge Duarte (na foto, ao centro) e o vice-presidente de Coordenação Regional Armando Medeiros (à direita) receberam no último dia 2/12, em nome de todos os associados da ABCPública, o Troféu Decio Paes Manso de Contribuição à Comunicação Corporativa.

“Receber o Prêmio Jatobá como entidade destaque em comunicação é uma honra que reafirma o papel da ABCPública na promoção de uma comunicação pública a serviço da sociedade”, afirmou Jorge Duarte. “É o reconhecimento do compromisso e do esforço de nossos associados em qualificar práticas comunicativas, fortalecendo o diálogo democrático e o compromisso com o interesse público”.

Para Armando Medeiros, um dos fundadores da ABCPública, o prêmio valoriza o compromisso da associação em construir comunicação pública subordinada integralmente aos cidadãos: “É uma caminhada que requer resiliência visto que são necessárias profundas transformações na administração pública, a partir de estruturas geridas com visão estratégica e democrática na oferta de políticas, bens e serviços públicos. O Estado precisa ser melhor para a população para que a comunicação seja, cada vez mais, de caráter público”.

A premiação foi recebida com enorme responsabilidade pela diretoria, colegiado e associados da ABCPública. “O mais gratificante é ter total confiança nos passos que a ABCPública está dando, gradativamente, para ser uma organização cujas ações e posicionamentos são reconhecidas pelo valor da causa, legitimidade e ênfase na qualificação do diálogo com a sociedade”, destacou Medeiros. “Assim, sempre vamos lutar em duas frentes: no aperfeiçoamento da gestão do Estado e da gestão da comunicação pública em todas as esferas”.

A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo, em evento que contou com mais 400 convidados, inclusive os associados da ABCPública Michel Carvalho e Érison Martins

Confira aqui a gravação da edição do Jatobá PR deste ano, com entrevista com os premiados.

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Quer treinar a escrita simples? Não deixe de baixar e ler o e-book Manual de Linguagem Simples − Como planejar, desenvolver e testar textos que funcionam, de autoria da comunicadora pública Patrícia Roedel. O manual aborda as etapas do planejamento, desenvolvimento e testagem de textos em Linguagem Simples. Traz as principais diretrizes de arquitetura da informação, texto e de design para uma comunicação eficiente.


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