A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) divulgou em 18/11, durante almoço no Salão Duas Rodas, em São Paulo, os vencedores do Prêmio Abraciclo de Jornalismo 2019.
Esta edição do concurso bienal contou com quase 300 matérias inscritas, e premiou reportagens em quatro categorias:
- Motocicletas – Impressa & Digital: Roberto Dutra, pela reportagem Minha primeira moto, publicada no jornal O Globo.
- Motocicletas – Som & Imagem: Fabio Ramalho de Araújo e Silva, pela reportagem Achamos no Rio: conheça o museu de motos em Petrópolis (RJ), veiculada no programa Balanço Geral, da Record TV.
- Bicicletas: Marcos Adami, pela reportagem E-bike, a reinvenção da bicicleta, publicada na Bike Magazine.
- Polo Industrial de Manaus (PIM): Adneison Severiano, pela reportagem Polo Industrial de Manaus na trilha da Indústria 4.0: nova era da manufatura avançada, publicada no portal Brasil Hoje.
“A qualidade das reportagens superou nossas expectativas, dando bastante trabalho para comissão julgadora”, destacou Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo. “E é exatamente esse o nosso objetivo: estimular a criatividade e o talento dos jornalistas na elaboração de pautas diferenciadas sobre mobilidade urbana e lazer a partir do uso eficiente e consciente dos veículos de duas rodas”.
Integraram a comissão julgadora do concurso Andressa Rogê, Celso Miranda, Fausto Macieira, George Guimarães e Sérgio Quintanilha.