Foram anunciadas as reportagens vencedoras da primeira edição do Prêmio Ampla de Jornalismo, realizado pela Ampla Amazônia. O objetivo da premiação é valorizar, incentivar e reconhecer trabalhos jornalísticos que contribuam com o desenvolvimento da região Amazônica. O tema escolhido em 2024 foi Desenvolvimento Regional Amazônico – Práticas e Soluções.

Na Digital, a reportagem vencedora foi Rodovia na Lama, de Eric Napoli e Mateus Maia, do Poder 360. O texto fala sobre a BR-319, que liga Manaus a Porto Velho e que, por causa de disputas judiciais e ambientais, espera asfalto há mais de meio século.

Em Estadual, o vencedor foi Fabyo Cruz, da revista Cenarium, com a reportagem Narcogarimpo, que retrata como o narcotráfico tem impulsionado os crimes socioambientais na Amazônia Legal.

E na categoria Nacional, a ganhadora foi a série de reportagens Amazônia na rota do petróleo, de Lalo de Almeida e Vinícius Sassine, da Folha de S.Paulo. O projeto aborda os riscos da exploração de combustíveis fósseis na Amazônia para o meio ambiente e comunidades próximas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments