Estão abertas até 8 de outubro as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, iniciativa da Escola de Dados, da Open Knowledge Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Brasil.
O prêmio, que valoriza trabalhos jornalísticos sobre o uso de jornalismo de dados no Brasil, tem quatro categorias: Investigação, Visualização de Dados, Inovação e Experimentação e Dados Abertos. A organização selecionará ao todo doze finalistas, três em cada categoria, a partir de critérios como originalidade, relevância, replicabilidade e precisão. O vencedor de cada categoria receberá R$ 2,5 mil.
A cerimônia de premiação será no encerramento da 8ª Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), o maior evento de jornalismo de dados da América Latina, em 19 de novembro, em São Paulo.
“O Brasil tem hoje uma comunidade muito madura de jornalistas de dados e que encara com muito rigor os seus trabalhos baseados em evidências. Nesse sentido, o Prêmio se consolida como um espaço em que trabalhos de excelência são homenageados e destacados nesse registro histórico que vem sendo construído desde a primeira edição”, declarou Jamile Santana, coordenadora da Escola de Dados.
O nome do prêmio homenageia Cláudio Weber Abramo, jornalista pioneiro no debate sobre dados e transparência pública no Brasil, falecido em agosto de 2018.
Confira o regulamento e inscreva-se aqui.
- Leia também: Cid Martins deixa a Rádio Gaúcha e o Grupo RBS