O Prêmio Free Press Awards, da ONG Free Press Unlimited, recebe indicações até 12 de agosto para suas categorias Revelação do Ano e Jornalista Mais Resiliente. A premiação reconhece jornalistas e profissionais de mídia com forte comprometimento com a liberdade de imprensa e informação independente, que “continuam em frente não importa o que aconteça”.
Os indicados para Jornalista Mais Resiliente são jornalistas que demonstram força de caráter, coragem e perseverança ao relatar notícias, enfrentando violência, censura e até prisões em decorrência de seus trabalhos. O vencedor desta categoria receberá um prêmio em dinheiro.
E em Revelação do Ano, são indicados novos jornalistas talentosos que demonstram forte desempenho em termos de reportagem de notícias. O vencedor desta categoria receberá uma bolsa de estudos em apoio à sua carreira.
No ano passado, a curda Dicle Müftüoğlu venceu a categoria Jornalista Mais Resiliente. Ela chegou a ser presa devido a seu trabalho de expor informações do governo local, acusada injustamente de extremismo. A jornalista também defendeu dos muitos jornalistas presos na Turquia.
E em Revelação do Ano, foi premiada a jornalista Holiancar Contreras, que atua em Táchira, estado da Venezuela que faz fronteira com a Colômbia, relatando a atuação de grupos criminosos na região, incluindo tráfico de pessoas, tráfico de drogas e extorsão de moradores locais.