Foram anunciados os finalistas do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde 2024, que vai premiar trabalhos jornalísticos sobre temas relacionados à saúde e à ciência. Ao todo, nove trabalhos foram selecionados nas três categorias do prêmio, com o Brasil tendo um finalista em cada uma delas.
Na categoria Jornalismo Digital, concorrem Amazônia Vox e Canal Futura, com Desafios e soluções para melhorar a cobertura pré-natal em comunidades ribeirinhas na Amazônia. O trabalho foi produzido por Daniel Nardin, Marcelo Lélis, Márcio Nagano, Ney Trindade, Robenare Marques, Thai Rodrigues, Rapha Regis, Samuel Burlamaqui, Paula Perim e a professora Marcela Castro com alunos da Escola Antônio Lemos. Também se classificaram na categoria produções de El Faro (El Salvador) e elDiario.es (Espanha).
Em Jornalismo Sonoro, a Folha de S.Paulo compete com o trabalho Caso das 10 Mil, de Carolina Moraes, Angela Boldrini, Raphael Concli, Magê Flores, Daniel Castro, Isabella Menon e Catarina Pignato. Também concorrem nesta categoria projetos de El hilo (Estados Unidos) e de uma equipe composta por Periodismo de lo posible, La Sandía Digital, Quinto Elemento Lab, Ojo de Agua Comunicación e Radio Cuenca de la Independencia (México).
Em Cobertura, a TV Bandeirantes destacou-se com a série Câncer: virei paciente, de Paulo César Cavalcante, Cris Santos, Claudia Castro, Fernando Mattar, Murilo Castro, Sergio Gabriel, Andre Basbaum e Luciana Barcellos. Além dela, disputam produções dos veículos Prodavinci (Venezuela) e El Mundo (Espanha).
O vencedor de cada categoria participará com todas as despesas pagas do Festival Gabo 2025, em Bogotá, na Colômbia, e receberá um troféu e um certificado. A cerimônia de premiação será realizada em 24/10, durante o Roche Press Day, em Miami, nos Estados Unidos.
Mais detalhes no site do Prêmio Roche.