A Roche América Latina realiza, em parceria com a Fundação Gabo, a oitava edição do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, que valoriza as principais reportagens sobre saúde na América Latina. As inscrições foram prorrogadas até 31 de maio.
Neste ano, o prêmio tem três categorias: Jornalismo de Rádio, Jornalismo Digital e Cobertura Diária. São aceitos trabalhos em português ou espanhol, publicados entre janeiro de 2018 e dezembro de 2019. Os critérios de avaliação são: qualidade narrativa; tratamento contextualizado e com domínio técnico do tema; foco socialmente relevante ao setor de saúde; reportagem, investigação próprias e completas; independência e valores éticos profissionais refletidos no trabalho; valor informativo próprio e diversidade geográfica.
Pela primeira vez, a premiação terá uma menção honrosa em cada categoria. Além disso, todos os trabalhos inscritos concorrerão a uma menção em jornalismo de soluções, valorizando as propostas de resposta/solução dadas por entidades, comunidades e instituições sobre os problemas da saúde na América Latina.
O vencedor de cada categoria receberá um troféu, um certificado e poderá escolher entre uma bolsa com tudo pago para participar de um workshop da Fundação Gabo ou participar do Festival Gabo 2020. Os finalistas receberão certificado, medalha e o livro Gabo Periodista.
Para se inscrever e ler o regulamento completo, acesse o site do prêmio.