O #diversifica, hub de conteúdo multimídia para Diversidade, Equidade & Inclusão (DEI) da Jornalistas Editora, lançará em 27 de julho o primeiro episódio de seu videocast. A atração faz parte do especial Subjetividades, que além da série de seis entrevistas em vídeo (YouTube) e áudio (podcast) contará com conteúdos para redes sociais e uma edição especial veiculada por este Jornalistas&Cia e pelo Portal dos Jornalistas. O objetivo é discutir a diversidade sob a ótica de vida e experiência de profissionais que se identifiquem com cada tema proposto por episódio: Negritude, Indígenas, LGBTQIAP+, Pessoas com Deficiência, Neurodivergências e Territórios.
“O especial partirá da compreensão de que as narrativas jornalísticas, ainda que busquem se encaixar num paradigma de objetividade, carregam as percepções de mundo e os valores morais, sociais e culturais daqueles que as constroem”, explica Luana Ibelli ([email protected]), coordenadora editorial do projeto e apresentadora dos episódios. “Através desta ótica, mostraremos que a produção jornalística, bem como seu alcance, se enriquece quando construída por pessoas de diferentes classes, raças e vivências”.
No episódio de estreia, que vai ao ar em 27 de julho, Caê Vasconcelos, editor do programa SportsCenter, da ESPN Brasil, e colaborador da Agência Mural e Ponte Jornalismo, abordará a temática da diversidade no jornalismo para profissionais LGBTQIAP+. Em pouco mais de uma hora de conversa, ele abordará questões sensíveis ao jornalismo, como a falta de preparo da imprensa para abordar assuntos envolvendo este público, e falará sobre seu processo de transição, ocorrido já enquanto jornalista profissional, além do atual momento de sua carreira.
Os episódios irão ao ar semanalmente, sempre às quartas-feiras, pelo canal do Portal dos Jornalistas no YouTube, e nos principais tocadores de podcast. Além de Caê, estão confirmadas as participações de Jairo Marques, da Folha de S.Paulo, que abordará a realidade de Pessoas com Deficiência; Luciana Barreto, da CNN Brasil, sobre Negritude; Nayara Felizardo, do The Intercept Brasil, abordando Territórios; Luciene Kaxinawá, da Amazônia Real, sobre a questão Indígena; e Erick Mota, do Regra dos Terços, sobre Neurodivergência.
Vale lembrar que o #diversifica é um dos 15 projetos brasileiros selecionados pelo Programa Acelerando a Transformação Digital, financiado pelo Meta Journalism Project, com o apoio da Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e Internacional Center for Journalists (ICFJ). Apoiam a iniciativa Rádio Guarda-Chuva, Imagem Corporativa, Énois Conteúdo e Oboré Projetos Especiais. O episódio de estreia sobre a temática LGBTQIAP+ tem patrocínio do Itaú. Empresas interessadas em associar sua marca podem obter mais detalhes com Fernando Soares ([email protected]) ou Vinicius Ribeiro ([email protected]).