Ao longo de abril, um coletivo de profissionais da comunicação vinculados à Associação Brasileira de Comunicação Pública realiza, em formato virtual, uma série de debates sobre a valorização do trabalho em órgãos públicos. A iniciativa tem como foco a proteção integral à saúde dos trabalhadores da comunicação e o enfrentamento à desinformação. O grupo, composto por cerca de cem participantes, está construindo de forma colaborativa um conjunto de propostas que será encaminhado à 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), promovida pelo Ministério da Saúde e organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Como parte da etapa preparatória para a conferência, o coletivo de conferencistas realiza, na manhã do dia 16 de abril um debate virtual sobre os principais desafios enfrentados por trabalhadoras e trabalhadores da comunicação pública. A discussão abordará questões como os impactos da precarização dos vínculos empregatícios na saúde física e mental dos profissionais — e suas consequências na disseminação da desinformação. Assédio, sobrecarga, jornadas exaustivas, negação de direitos e o enfrentamento às fake news estarão entre os temas em destaque. A conferência já conta com quórum suficiente para eleger, ao menos, uma pessoa representante da categoria, que levará as propostas ao debate nacional da 5ª CNSTT, previsto para agosto, em Brasília.
“A participação de profissionais desse campo será valiosa nesse processo coletivo em que a voz de quem comunica informações de interesse público será ouvida e poderá impactar em políticas públicas pela defesa de nossa saúde e do combate à desinformação”, explica Débora Pinheiro, membro da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), que integra a organização da iniciativa.
“A valorização e a capacidade de atuação dos profissionais especializados são condições essenciais para garantir o direito à informação e a qualidade dos processos de comunicação. Levar essa pauta à conferência nacional é um passo importante na defesa de políticas públicas que assegurem condições dignas de trabalho, enfrentem a desinformação de forma estruturada e contribuam para uma comunicação que fortaleça a cidadania e o interesse público”, ressalta o presidente da ABCPública, Jorge Duarte.
A plenária da 1ª Conferência Livre Nacional de Profissionais da Comunicação Pública está prevista para a última semana de abril, em formato virtual, com caráter deliberativo, resultando no aprimoramento de políticas públicas pelo Governo Federal. Para participar, profissionais da comunicação de todas as esferas e de diferentes áreas podem preencher formulário de pré-inscrição e se atualizar sobre a elaboração de propostas no grupo de whatsapp de conferencistas.
Anote na agenda:
Debate preparatório em 16 de abril, de 9h às 12h, em link para inscritos
Plenária final na última semana de abril, de 9h às 12h, em link para inscritos