O Project Oasis Global, estudo liderado pela SembraMedia sobre sustentabilidade e inovação de organizações de jornalismo nativas digitais, anunciou uma nova fase que pretende incluir novas regiões e veículos. Com o apoio da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), o projeto vai incluir pela primeira vez informações sobre veículos brasileiros em seu diretório.

A ideia é fortalecer os diretórios de veículos de América do Norte, Europa e América Latina, com mapeamento e análise de mais de 2,5 mil organizações de notícias, de 68 países. A SembraMedia atuará com o auxílio de entidades parceiras, que incluem, além da própria Ajor, LION Publishers (América do Norte) e European Journalism Centre, Media and Journalism Research Center, Global Forum for Media Development e International Media Support (Europa). O projeto pretende também ampliar o diretório formado por redações de Ásia, África e Oriente Médio.

No Brasil, a pesquisa será coordenada pelo professor e consultor Marcelo Fontoura, um dos pesquisadores responsáveis pelo Atlas da Notícia, que inclusive será usado como base de dados para mapear os veículos brasileiros. Fontoura terá o apoio de pesquisadores regionais. As entrevistas serão aplicadas a partir de 9 de outubro, e o primeiro relatório global e a base de dados completa serão publicados em 2024.

“Estamos certos de que uma base de dados global ajudará os líderes dos meios de comunicação, os financiadores, as organizações de apoio ao jornalismo e outros interessados a compreender melhor as diferenças e semelhanças regionais, a identificar tendências que afetam os meios de comunicação agora e no futuro, e a fornecer possibilidades sobre como  aumentar o sucesso de organizações independentes em todo o mundo”, disse Ana Paula Valacco, diretora do Project Oasis Global.

Maia Fortes, diretora executiva da Ajor, declarou que a entidade está honrada em ajudar “na expansão do Project Oasis incluindo dados sobre o ecossistema do jornalismo nativo digital brasileiro, que é plural, diverso e está em constante evolução. A pesquisa vai fornecer insights valiosos para este setor e também para a academia do País. Esperamos contribuir para o aumento da visibilidade global do conteúdo produzido pelas nossas associadas, assim como de todo o ecossistema brasileiro”.

Para participar do projeto, é necessário que o veículo seja nativo digital, publique conteúdo original e de interesse público, tenha independência editorial e seja transparente em relação aos seus fundadores, funcionários e políticas de financiamento. Saiba mais sobre o Project Oasis Global aqui e mande dúvidas ou pedidos de inclusão de veículos no programa para o e-mail [email protected].

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