O prêmio Online Journalism Awards anunciou os vencedores da edição de 2024. Entre os premiados, de diferentes regiões de todo o globo, está o Amazon Underworld, projeto investigativo colaborativo conduzido por InfoAmazonia, do Brasil; La Liga Contra el Silencio, da Colômbia; e Armando.Info, da Venezuela. O projeto venceu a categoria Prêmio Al Neuharth de Inovação em Jornalismo Investigativo, em Redação Pequena.
O Amazon Underworld, que reúne mais de 30 jornalistas de 11 países, investigou e mapeou a presença de grupos armados e economias ilícitas nas regiões de fronteira de seis países amazônicos: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Como resultado do trabalho, o projeto criou um mapa interativo sobre o tema. Vale lembrar que o Amazon Underworld também venceu o Prêmio Gabo 2024 na categoria Cobertura.
Outro vencedor latino-americano foi o projeto “Tráileres, trampa para migrantes” (“Caminhões de carga: uma armadilha para migrantes”), premiado na categoria Excelência em Colaboração e Parcerias. O trabalho revelou um perigoso esquema de tráfico humano do México aos EUA. O projeto foi liderado pelo Noticias Telemundo e pelo Centro Latino-Americano de Jornalismo Investigativo (CLIP), com a colaboração de Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), Bellingcat e veículos locais como Pie de Página, Chiapas Paralelo e En un 2×3 Tamaulipas (México), Plaza Pública (Guatemala) e Contracorriente (Honduras).