O Projeto Comprova, coalizão de 43 veículos comprometidos em investigar a veracidade de conteúdos suspeitos nas redes sociais, está lançando um aplicativo para celular com o objetivo de ajudar usuários a identificarem fake news.
A primeira versão da ferramenta, já disponível para Android e IOS, possibilita que as pessoas acompanhem as verificações feitas pelo projeto, enviem sugestões de conteúdos suspeitos e conheçam técnicas de checagem de fatos. Já a segunda versão, que deve ser lançada nas próximas duas semanas, permitirá que os usuários façam investigações de imagens com um recurso de busca.
Um dos compromissos do Comprova é incentivar a Educação Midiática. Por isso, o projeto pretende estimular o uso do aplicativo por professores para orientar alunos sobre formas de verificar e detectar informações duvidosas. Para Katia Brembatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), entidade que lidera a coalizão, “o combate à desinformação exige esforços em várias frentes. O aplicativo é uma forma de estar presente nos celulares”.
O app foi desenvolvido pela Vórtigo, com apoio e financiamento do Google Brasil. Baixe no Google Play ou na Apple Store.
Leia também:
- Repórteres Sem Fronteiras monitorará violência online contra jornalistas nas eleições
- Entidades jornalísticas terão no Ministério Público canal de denúncias de ataques à classe