O Projeto Comprova, iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos liderada pela Abraji, começou em 10/7 o monitoramento e verificação de conteúdos de desinformação relacionados às eleições municipais de 2024. O evento de lançamento, ComprovaDay, reuniu 42 veículos de comunicação na sede do Google em São Paulo.
A iniciativa irá monitorar redes sociais para identificar e verificar conteúdos suspeitos sobre o processo eleitoral e as campanhas municipais, além de continuar a abordar desinformações sobre políticas públicas, saúde e mudanças climáticas.
Devido à complexidade do monitoramento das eleições, que ocorrerão em 5.569 municípios em 6 de outubro, o projeto espera a colaboração do público, que pode enviar sugestões pelo site, aplicativo ou WhatsApp do Comprova. O projeto conta com o patrocínio da Google News Initiative e a colaboração de 42 veículos de comunicação de todo o País, incluindo Meio, Terra e Agência Tatu, que se juntaram à equipe este ano.
O Comprova também criou um grupo de trabalho para incorporar Inteligência Artificial nas verificações e planeja lançar novos projetos de IA nos próximos meses. Além disso, a Meta e o WhatsApp estão financiando ações do Comprova no combate à desinformação, facilitando o envio de sugestões e a consulta de verificações pelo WhatsApp.
Para Katia Brembatti, presidente da Abraji, a iniciativa é crucial agora, em que o cenário eleitoral está se formando e a imprensa precisa estar preparada para possíveis desafios. O jornalismo local necessita de treinamento para combater a desinformação e contribuir para escolhas informadas da população.
- Leia também: Nova premiação reconhecerá reportagens sobre desenvolvimento sustentável e inovação no campo