Com início na próxima segunda-feira (29/7) e duração de doze semanas, dez veículos de imprensa brasileiros foram selecionados para participar do Acelerador de Notícias Locais, do Projeto Facebook para Jornalismo, que tem como objetivo apoiar veículos de notícias locais para tornar seus modelos de negócio mais sustentáveis, ajudando a encontrar e fidelizar audiência. Foram selecionados veículos de diferentes Estados e representando todas as regiões do Brasil: Gazeta do Povo (PR), O Povo (CE), Estado de Minas (MG), Correio (BA), A Gazeta (ES), NSC Total (SC), Jornal do Commercio (PE), A Crítica (AM), Correio do Estado (MS) e O Popular (GO).
Durante o treinamento, os representantes desses veículos terão encontros presenciais e participarão de webinars com especialistas de grupos de notícias internacionais. Também trabalharão com mentores e receberão apoio financeiro para criar seus próprios projetos. O programa foi desenvolvido por Tim Griggs, ex-executivo do The New York Times, diretor do Acelerador, que faz parte do investimento global de US$300 milhões do Facebook para em três anos dar suporte à indústria de notícias, parceiros e produção de conteúdo.
O projeto teve um piloto nos Estados Unidos no ano passado e, neste ano, já foi realizado na Alemanha e no Canadá. O programa é desenvolvido em parceria com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em Inglês), organização sem fins lucrativos para promover o jornalismo de qualidade em todo o mundo. O ICFJ vai oferecer os mentores especialistas e outros apoios aos participantes.