O projeto Legado de Brumadinho estreia no sábado (27/4), véspera do Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho e do Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, a série #ElesResponderamAoChamado, que traz relatos de profissionais que atuaram no caso do rompimento da barragem de Brumadinho, em janeiro de 2019.

A série, produzida pela Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão (Avabrum), trará relatos de nove profissionais que viram de perto a tragédia, descrevendo os desafios para lidar com o drama humano da comunidade. Serão dois vídeos por semana, publicados nas redes sociais do Legado de Brumadinho e da Avabrum.

Entre os profissionais que fazem seus relatos nos vídeos estão os jornalistas Daniela Arbex e Murilo Rocha, autores de livros sobre o caso de Brumadinho. Além dos dois, estão relatos de pessoas das áreas de medicina, psicologia e direito, além de militares-bombeiros que atuaram no resgate das vítimas.

Arbex escreveu o livro Arrastados, que conta os bastidores do rompimento da barragem. Em seu relato, a jornalista diz que o dia 25 de janeiro de 2019 não termina no dia 25 de janeiro de 2019. A gente nunca sabe quando ele vai terminar. Isso vai reverberar por gerações”.

Rocha, ao lado de Lucas Ragazzi, publicou Brumadinho: a Engenharia de um Crime, sobre a falta de cuidado dos responsáveis pela barragem e a chamada  exploração predatória de minérios. No seu vídeo, o jornalista diz: “Eles sabiam da gravidade do estado da barragem, mas é aquela coisa, deixa pra lá, não vai acontecer… é aquela displicência porque o certo era ter parado as operações, o que seria um grande prejuízo (financeiro para a empresa). Então, ninguém assumiu isso e deixou correr o risco que custou 272 vidas”.

A série #ElesResponderamAoChamado faz parte da segunda fase da campanha #AmanhãPodeSerTarde, também do projeto Legado de Brumadinho. A primeira parte da campanha, lançada em 2022, entrevistou familiares e amigos de vítimas sobre a dor e o luto que enfrentam até hoje.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments