O Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), controlador do Observatório da Imprensa, anunciou o início de uma campanha de crowdsourcing (busca de voluntários) para a terceira edição do Atlas da Notícia, com o objetivo de mapear veículos jornalísticos por todo o território nacional. A pesquisa, análise e publicação dos dados serão feitas pelo Volt Data Lab, de Sérgio Spagnuolo.
A ideia é expandir a rede de escolas de jornalismo e voluntários já estabelecida no ano anterior, para fornecer o panorama mais completo da imprensa local brasileira. A terceira edição do Atlas também terá uma Interface de Programação de Aplicativos (API) para facilitar o acesso aos dados da pesquisa.
A edição anterior, publicada no final de 2018, obteve dados relevantes, como o fato de em metade dos municípios brasileiros existir ao menos um veículo jornalístico. O estudo revelou ainda que 81 foram fechados desde 2011.
A terceira edição do Atlas da Notícia será publicada em novembro, no site do Observatório da Imprensa.