A Editora Globo comunicou ao mercado nessa segunda-feira (17/7) o fim da versão impressa da Quem Acontece. Lançada em 2000, a publicação é uma das principais referências em notícias sobre celebridades no Brasil, com mais de 9 milhões de usuários únicos e quase 60 milhões de páginas visitadas por mês, segundo o ComScore.
A partir de agosto, a marca passará a investir 100% nas plataformas digitais e de eventos, encerrando assim a circulação de sua revista após 878 edições. A decisão faz parte de um movimento que, segundo a empresa, “visa à ampliação e agilidade na produção de conteúdo para todas as plataformas digitais – site, Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest –, nas quais orbita hoje o segmento de celebridades, dos famosos às marcas interessadas em se relacionar com eles, assim como a audiência que aprecia o assunto”.
Este é o segundo título que a Editora Globo encerra em apenas dois meses. No final de maio, conforme este mesmo Portal dos Jornalistas informou, foi Casa e Comida, transformada em uma seção exclusiva na revista e no site de Casa e Jardim.
Apesar da decisão, o impacto no quadro de jornalistas deverá ser pequeno. De acordo com a assessoria de imprensa da editora, a equipe deve permanecer praticamente a mesma, e há ainda a possibilidade de realocação de profissionais em outras marcas da empresa. Até o momento, porém, nenhuma decisão oficial a respeito foi anunciada.
“Ao longo de sua história, a Quem se tornou, especialmente para a audiência digital, a grande curadora deste enorme star system em expansão permanente, com milhares de posts dos próprios artistas nas redes sociais”, afirma Andréa Dantas, diretora do Grupo Quem, Marie Claire e Monet. “Nosso relacionamento com a audiência já garante três vezes mais interações em conteúdo do que os concorrentes. E tudo está sendo planejado para um engajamento ainda maior”.
Dentre as mudanças que serão implementadas no próximo mês, o site ganhará novas seções, mais interação com o público, ampliará a cobertura de eventos e produzirá muito mais vídeos, apostando no aumento do engajamento com leitores e celebridades. Confira as novas seções:
Na telinha – Trará os bastidores da televisão, making of, entrevistas exclusivas com diretores, autores e figurinistas e resumos de novelas de todas as emissoras e novidades da TV aberta e fechada.
Fit – Espaço de boa forma inspirado nos famosos e nos influencers das redes sociais (médicos, atletas e entusiastas), com dicas diárias de saúde, receitas e tendências do mundo fitness.
Quem viaja o mundo – Famosos e leitores darão dicas de viagens e gastronomia, programas e lugares, sempre com o serviço turístico (preços, o que fazer, onde se hospedar) dos locais abordados.
#Selfie – Espaço para leitores que enviam imagens e vídeos com celebridades.
TV Quem – Programas em vídeo diários, comentados pelos integrantes da redação.
Bombando – Curadoria do que viralizou no mundo das celebridades, atualizado diariamente com vídeos, fotos e listas.
A empresa garante que o novo foco digital e a incorporação de profissionais com novos perfis e habilidades – da produção de vídeo a experts em SEO e engajamento –, permitirá ampliar em pelo menos 25% a produção de conteúdo. “Por isso temos planos de continuar ampliando as opções de projetos e formatos de alto impacto, em eventos e plataformas digitais”, conta Tiago Afonso, diretor de Desenvolvimento Digital e Comercial. “De sua privilegiada vista do Carnaval do Rio de Janeiro, com o camarote Quem O Globo, aos melhores red carpets do mundo, continuaremos a promover acesso direto aos famosos, com notícias em tempo real, entrevistas exclusivas, ensaios, moda, beleza, cultura e entretenimento. De forma muito mais rápida e atraente”.