O Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira analisa os resultados de quase 200 prêmios de jornalismo, do Brasil e do Mundo, e atribui pontuações aos jornalistas para cada premiação conquistada. Os pontos variam de 10 a 100, de acordo com relevância histórica, amplitude de temas e abrangência geográfica, e são considerados na totalidade para premiações individuais, e pela metade para trabalhos em equipes.
Apenas conquistas para 1º lugar são consideradas pela pesquisa, deixando de fora possíveis reconhecimentos para 2º e 3º colocados, ou menções honrosas. Em casos de premiações duplicadas, quando uma mesma reportagem conquista o prêmio em uma categoria de alguma premiação e em seguida é consagrada vencedora do Grande Prêmio da mesma iniciativa, apenas o prêmio principal (Grande Prêmio) é considerado.
As premiações são divididas a partir de dois grupos principais (Geográfico e Temático), conforme detalhado abaixo:
- Geográfico:
- Global: Concorrem com profissionais de todo o mundo;
- Continental: Iniciativas destinadas ao Jornalismo nas Américas;
- Nacional: Concorrem profissionais de todo o País;
- Regional: Destinada a premiações divididas por regiões brasileiras;
- Local: Iniciativas estaduais, municipais ou macrorregionais dentro de um único estado;
- Interno: Premiações de veículos ou grupos de Comunicação.
- Temático:
- Geral: Premiações e homenagens que não fazem distinção de tema;
- Específica: Premiações e homenagens direcionadas a determinadas editorias (Economia, Meio Ambiente, Política etc.);
- Institucional: Premiações e homenagens com foco em temas pré-determinados por entidades e empresas organizadoras, que se beneficiam diretamente do assunto retratado;
Pelos seus valores históricos para o Jornalismo brasileiro, os prêmios Esso e Embratel contam com pontuação específica própria.
Vale destacar que todas as informações contidas no ranking são inseridas a partir de uma dupla conferência, que analisa o resultado oficial divulgado pelas organizações dos prêmios e compara com as reportagens premiadas, aumentando a precisão em relação aos jornalistas consagrados, principalmente em caso de reportagens em equipe.
“Ainda assim, como nem sempre temos acesso a todo o conteúdo premiado, eventualmente algumas informações referentes a trabalhos em equipe podem aparecer incompletas”, explica o coordenador da pesquisa Fernando Soares.
Confira na tabela, o sistema completo, com as respectivas pontuações destinadas a cada categoria: