Será sobre fake news a segunda edição do ciclo A comunicação, a empresa cidadã e os desafios do Brasil de 2018, que tem por objetivo abrir as páginas da newsletter Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas para uma reflexão com formadores de opinião sobre o papel das organizações nos grandes temas contemporâneos e o impacto que estes produzem na imagem, nos negócios e nos relacionamentos com os vários públicos de interesse. Programada para circular em 28/5, abordará o tema Fake news e o mundo empresarial – Credibilidade em xeque, prejuízos à vista e reputação maculada.
O foco da edição será mostrar como combater o fenômeno no mundo empresarial, que pode entrar em colapso, dependendo do grau e da repercussão da falsa notícia; como se prevenir, vigiar permanentemente e tomar decisões ágeis, para eliminar o mal pela raiz; o que nossas empresas estão fazendo nesse sentido; como a imprensa tem reagido; e como identificar os focos e as origens das fake news.
A exemplo da primeira edição, que abordou a diversidade e a inclusão social nas empresas, também essa será conduzida por Sérgio Lüdtke, que até 2015 coordenou o Master em Jornalismo Digital no Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) e é proprietário e editor da empresa e site Interatores. Ele coordenou ainda programas de treinamento in company para jornalistas em empresas como Grupo Globo, Grupo RBS e Rede Gazeta (ES).
O ciclo está aberto à participação das empresas e os interessados podem obter informações com Silvio Ribeiro ([email protected]) ou Vinícius Ribeiro ([email protected]), pelo 11-3861-5280. Já confirmaram adesão a esta segunda edição as empresas Vale e CNH.
Os temas que virão a seguir são:
30/7 · Inteligência artificial – A ciência que está invertendo a lógica do mundo, inclusive empresarial
24/9 · Redes sociais – Relacionamentos e negócios – Protagonismo que mexeu com conceitos, verbas, audiências e retorno do investimento
26/11 · Sustentabilidade – Uma causa comum a unir organizações e sociedade
E vem aí também o Especial Dia da Imprensa. Aguardem!