A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) lançou em 14/12 a sexta edição da revista Memória da Imprensa, publicação que preserva os relatos de quem fez o jornalismo baiano ao longo das últimas décadas.

Participam desta edição, intitulada Decifra-me ou te devoro: O enigma da IA para o jornalismo, nomes como Clementino Heitor de Carvalho, que relembra os tempos em que os jornais tinham grande influência na vida das cidades; Zé Raimundo recorda sua trajetória de quatro décadas de reportagens, enquanto Perfilino Neto demonstra seu vasto conhecimento sobre o rádio e a Música Popular Brasileira. A revista resgata a história de coragem e destemor de Margarida Neide, a primeira fotojornalista a cobrir futebol na Bahia, e também traz passagens e histórias dos 55 anos de Paulo Roberto Sampaio no jornalismo.

O ensaio 3M celebra três mestres da fotografia – Milton Mendes, Manoel Porto e Manu Dias –, cujas lentes captaram os pulsos da redemocratização. Já os artigos dos especialistas Gabriela de Paula, Pyr Marcondes (autor do livro Jornalismo 4.0), Lucas Reis (presidente da ABMP) e Suzana Barbosa (professora da Facom e coordenadora do Pós-Com) convidam a um mergulho no futuro do jornalismo, abordando os desafios e oportunidades trazidos pela inteligência artificial, tema central desta edição.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments