Simone Ruiz, com 30 anos no mercado editorial, passa a trabalhar para o grupo Companhia das Letras como produtora e editora autônoma, no projeto Ideias & Cia, agência de palestras da editora. Suas antigas funções, nas atividades editoriais e de coordenação da venda dos direitos audiovisuais do grupo, estão agora a cargo do editor Bruno Porto.
A agência de palestras foi desenvolvida durante dois anos, inspirada num projeto dos sócios estrangeiros da empresa: sob o guarda-chuva do conglomerado alemão Bertelsmann, estão a americana Random House e a britânica Penguin Books. O editor Luiz Schwarcz, que preside o grupo no Brasil, continua como sócio majoritário, juntamente com a família Moreira Salles.
Simone começou Jornal do Brasil, foi para O Dia – a convite de Joaquim Ferreira dos Santos – esteve no NO. (no ponto), e depois, por cinco anos, nos primórdios do Globo Online. Migrou então para a assessoria de imprensa da editora Objetiva e ali, entre fusões e aquisições no setor, acabou na área editorial da Companhia das Letras.
Além da nova função, ela continua prestando serviços para a editora, entre outros, na captação de projetos. E está disponível para atender a jornalistas com experiência que queiram transformar seus projetos em livros. Simone vê o mercado muito favorável para jornalistas, que devem atuar nos relatos de não ficção com envolvimento emocional, e cita os exemplos de Brenda Fucuta, que tem pronto para lançar Hipnotizados – O que seus filhos fazem na internet e o que internet faz com eles, e Carina Pastore, com A tempestade interior, sobre hormônios femininos.