O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) denunciou em 28/8 que a Rádio Metropolitana FM demitiu toda a equipe de jornalismo. A demissão em massa teria ocorrido sem notificação prévia ao sindicato, violando a decisão do Supremo Tribunal Federal, de 2023, que exige a intervenção sindical antes de dispensas coletivas.

Segundo a entidade, 13 jornalistas trabalhavam na redação da rádio em São Paulo, criando conteúdo para site, redes sociais e boletins diários. Na última terça-feira (27/8), a direção da emissora teria informado que o setor de jornalismo seria encerrado e demitiu os profissionais. Os jornalistas denunciam ainda salários inferiores ao piso, descumprimento dos reajustes previstos na Convenção Coletiva e falta de pagamento de horas extras.

A empresa teria ainda afirmado que as verbas rescisórias seriam pagas dentro de 30 meses, prazo que viola as leis trabalhistas, e planeja “recontratar” parte dos funcionários como Pessoas Jurídicas (PJs), o que configura fraude nas relações de trabalho. Diante das denúncias, o SJSP solicitou uma reunião com a emissora para rever as dispensas.

Procurada, a empresa ainda não se pronunciou. A matéria será atualizada caso haja resposta.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments